Familiares e sobreviventes lembram 13 anos do incêndio da Boate Kiss em Santa Maria
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS
- há 5 minutos
- 2 min de leitura

Moradores de Santa Maria lembraram nesta terça-feira (27) os 13 anos do incêndio na Boate Kiss, tragédia que vitimou 242 pessoas e deixou mais de 600 feridos. Familiares, amigos e sobreviventes se reuniram em frente ao antigo endereço da casa noturna para uma série de homenagens às vítimas.
A programação começou ainda na noite de segunda-feira (26), quando o trânsito na via foi bloqueado para as atividades de memória. Um dos momentos mais marcantes foi a caminhada luminosa, que partiu da Praça Saldanha Marinho até o local da boate, seguida do tradicional “Minuto do Barulho”, à meia-noite, com aplausos em solidariedade.
Durante a madrugada, parentes e sobreviventes depositaram flores, velas e mensagens em frente ao prédio. Ao longo desta terça, estão previstas a leitura dos nomes das vítimas e a exibição de um vídeo com a cronologia do caso, a partir das 17h. Na sequência, ocorrem mesas temáticas, incluindo o lançamento do “Alerta Kiss”, canal de denúncias sobre segurança em casas noturnas. O encerramento das atividades está marcado para as 20h30.
Feriado de memória na UFSM
Desde este ano, 27 de janeiro passou a integrar o calendário institucional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) como data de memória às vítimas da tragédia. As atividades acadêmicas e administrativas estão suspensas, exceto os serviços essenciais, especialmente na área da saúde.
Obras do memorial
As obras do Memorial às Vítimas da Boate Kiss seguem em andamento. Iniciado em julho de 2024 com a demolição do prédio, o projeto sofreu ajustes técnicos e orçamentários, elevando o custo para mais de R$ 5,9 milhões. A previsão atual de entrega é 1º de junho deste ano.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: G1 RS







