"Fazedor de cultura tem talento para fazer um projeto na Lei Paulo Gustavo", diz Marco Fillipin
- Start Comunicação

- 1 de nov. de 2023
- 2 min de leitura

Nesta terça-feira (31), o Programa Start News recebeu o coordenador do Sistema Municipal de Cultura de São Leopoldo, Marco Fillipin, que comentou sobre os detalhes para participar dos editais da Lei Paulo Gustavo, de incentivo à cultura.
"Nós estamos com os editais da Lei Paulo Gustavo abertos até às 23h59 do dia 5 de novembro, no domingo. É destinado às pessoas atuantes em São Leopoldo", relembrou, com intuito que os produtores culturais da cidade fiquem atentos. Vale destacar que são dois editais diferentes. "Uma parte é para o audiovisual e o restante para as demais áreas. A gente criou dois editais pois não podemos misturar a verba do audiovisual e a do restante", disse.
Em seguida, foi explicado onde ficam os editais no site da Prefeitura de São Leopoldo. "Abra o site, em cima no canto esquerdo clique em 'estrutura administrativa', depois 'Secretarias e órgãos', aí procure a Secretaria de Cultura e Relações Internacionais. No fim da página da Secretaria vai aparecer 'Lei Paulo Gustavo'", orientou.
O próximo passo é preencher o formulário através do link para o Google Forms. "Está especificado o que você precisa preencher, tem espaço para anexar arquivos. Tem que subir o RG e o CPF do proponente, em caso de CNPJ tem que subir o CPF e RG do responsável. Subir também currículo comprovado através de print de matérias da imprensa ou por links de entrevistas", detalhou. Ainda existe o espaço destinado à descrição do projeto. "É o local de vender teu peixe. Falar das pessoas que vão participar, como pretende fazer", explicou.
Conforme Fillipin, vale destacar que 10% do valor destinado aos contemplados deve ser investido em ações de acessibilidade. "São medidas de acessibilidade um investimento que pode ser colocado, por exemplo, em audiodescrição, legendas e intérprete de Libras", disse.
Para demais dúvidas é possível entrar em contato através do WhatsApp (51) 99835-8074. "Tem que ser mensagem de texto ou áudio, pois teremos ali registrado o que foi dito. Respondo todo mundo, é claro, respeitando horário de sono", salientou. Marco Fillipin também disse acreditar na capacidade das pessoas para escrever o projeto. "Fazedor de cultura tem muito talento, precisa se dedicar para isso. E mesmo quando a gente não é contemplado, é um aprendizado. Vai ter muita verba para a cultura nos próximos cinco anos", adiantou.
Depois é aguardar o resultado. "Primeiro sai a lista de classificados, é preciso no mínimo 65 pontos para estar classificado. Mais pra frente vem a lista de contemplados. Nem todos serão contemplados pois existe um limite de verba", detalhou. Ainda acontecerá o processo de pagamento. "Depois do empenho gerado, tem até 30 dias para sair o pagamento. Não tem como dar um prazo final ainda", finalizou
A gravação completa do Programa Start News está disponível nos canais da TV Start News no YouTube e Facebook, e tem reprise nesta sexta-feira (27), às 20h10, na radiostart.com.br.
Confira a entrevista completa:
Gustavo Bays, da Redação Start































Comentários