top of page

Feira do livro de São Leopoldo reúne público de 7 mil pessoas


ree
A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult), estima que um público de 7 mil pessoas tenha circulado pelo espaço que foi instalado na praça 20 de Setembro (da Biblioteca). | Imagem: Thales Ferreira/ PMSL.

Neste domingo (12), ocorreu o encerramento da 35ª Feira do Livro Ramiro Frota Barcelos. A programação foi bem diversificada com lançamentos de livros, debates, apresentações culturais, além da atração principal, as bancas de comercialização de livros. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult), estima que um público de 7 mil pessoas tenha circulado pelo espaço que foi instalado na praça 20 de Setembro (da Biblioteca).


No último dia de feira, as atividades foram voltadas para o público infantil com a contação de história do palhaço Artemiro Barboleta; brincadeiras com balões do palhaço Poia; encontro com a Fada da Imaginação; espetáculo musical com o Grupo Aquarela e o lançamento do livro Sapo Cururu, de Vera Hoffmann. Os escritores Clênio Ruas; Elenilto Saldanha Damasceno; Ana Elicker; Débora Barbosa, e Jader Santini. O show de encerramento foi por conta do Bando Celta.


O titular da Secutl, Pedro Vasconcellos, afirmou o acerto em levar a feira para a praça da Biblioteca, pois aproximou o público do evento. “Nossa programação atraiu um público bem diverso. No início ocorreu uma atividade sobre o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil com a publicação de pesquisas sobre a história da cidade que irão ocorrer nos próximos anos e serão publicadas em 2024. A exibição do filme Marighella com a presença de um excelente público na atividade de abertura. Os outros dias foram bem movimentados com lançamentos de títulos, além dos debates. Tivemos aqui muitos editores e escritores locais, isso é motivo de muita alegria já que em São Leopoldo, no ano de 2021, tivemos mais de 30 livros publicados por escritores da cidade. A feira foi um sucesso”, declarou.


No mesmo sentido, o escritor homenageado desta edição, José Falero, classificou a feira como uma atividade muito especial. “Eu venho de um lugar onde o livro não é uma coisa comum, onde é extremamente ausente. A proximidade com a praça e as atrações bem diversificadas com as músicas e apresentações artísticas foi um acerto. Reunimos muitas pessoas e isso faz com que a literatura saia do seu altar burguês onde ela está inserida. Precisamos de uma literatura que venha do povo para o povo com o cheiro e o suor do trabalhador e da trabalhadora”, comentou.


A patrona da feira, Isabel Arendt, afirmou que o espaço foi uma excelente forma de promover a literatura. “Tivemos aqui uma boa maneira de buscar novos leitores, pois o livro segue na resistência à concorrência de outras mídias. Um belo trabalho realizado pela prefeitura para fortalecer a cultura através da literatura. Ler abre janelas para o mundo”, frisou.


A 35ª Feira do Livro Ramiro Frota Barcelos ocorreu de 9 a 12 de dezembro, na praça 20 de Setembro (da Biblioteca) e foi uma iniciativa da Secult e Sesc-SL, com apoio do Sicred. O evento contou com financiamento do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais (Pró-cultura RS) do Governo do Estado.


Fonte: PMSL

Comentários


1230x1020-START-Me-Leva-Pra-Casa
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page