Festival ParaJEM envolve estudantes com deficiências e transtornos de desenvolvimento da rede pública de São Leopoldo
- Start Comunicação

- 31 de out. de 2024
- 1 min de leitura

O terceiro Parajogos Escolares Municipais (ParaJEM) de São Leopoldo, evento voltado à inclusão de estudantes com deficiência e transtornos de desenvolvimento, foi realizado nesta quarta-feira (30). A iniciativa ocorreu na pista de atletismo do Complexo Esportivo da Unisinos, com apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc), e foi organizada em formato de festival, sem caráter competitivo.
Com a participação de cerca de 200 estudantes atendidos pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE), o ParaJEM reuniu alunos de 26 escolas municipais e estaduais. O evento foi distribuído em sete estações, onde os alunos passaram cerca de 20 minutos em cada atividade, permitindo que experimentassem modalidades como corrida, salto em distância, arremesso de disco e peso, lançamento de dardo, chute a gol e vôlei sentado.
Também foram incluídos jogos de precisão, xadrez e cubo mágico, além de um espaço de acolhimento, buscando promover habilidades motoras, cognitivas e sociais.
Ana Patrícia Amorim, coordenadora do Núcleo de Apoio e Pesquisa ao Processo de Inclusão (NAPPI) da Smed, explica que o ParaJEM “complementa as atividades dos Jogos Escolares Municipais e atende aos estudantes do atendimento educacional especializado, proporcionando atividades onde eles possam se testar e superar, sem foco em competitividade. É um festival que valoriza a interação, a identificação entre os pares e o sentimento de pertencimento".































Comentários