top of page

Figura histórica: morre Volmar Santos, fundador da histórica torcida Coligay do Grêmio

O Grêmio perdeu nesta segunda-feira(19), um de seus torcedores mais emblemáticos da sua história. Volmar Santos, criador da Coligay, considerada a primeira torcida organizada LGBT do Brasil, morreu aos 77 anos, em Passo Fundo, sua cidade natal. Ele estava internado em razão de problemas cardíacos.


Em nota oficial, o clube lamentou a morte e destacou a relevância de Volmar para a história tricolor, ressaltando seu papel fundamental na criação da Coligay, em 1977, torcida que ficou marcada por acompanhar um dos períodos mais vitoriosos do Grêmio. Fundada durante a ditadura militar, a Coligay encerrou suas atividades em 1983, quando Volmar retornou a Passo Fundo para cuidar da mãe.


Nos anos em que esteve ativa, a torcida presenciou conquistas históricas, como o fim do jejum no Campeonato Gaúcho, o título brasileiro de 1981 e, em 1983, a Libertadores e o Mundial de Clubes.


Em 2023, Volmar recebeu uma homenagem do Grêmio, com a entrega de uma camiseta tricolor e uma braçadeira de capitão com as cores da bandeira LGBT+, em reconhecimento à sua importância para o clube.


Além de sua ligação com o futebol, Volmar Santos teve trajetória diversa: foi comunicador, radialista, colunista social, cantor, produtor cultural, empreendedor e secretário municipal de Cultura de Passo Fundo.


O velório ocorre a partir das 15h desta segunda-feira, no Memorial Vera Cruz, em Passo Fundo. O sepultamento está marcado para as 9h desta terça-feira (20).


WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page