top of page

Fim de semana de conscientização contra a dengue no acampamento Farroupilha


Imagem: Reprodução/Internet

Churrasco, bom chimarrão, música e conscientização contra a proliferação da dengue em São Leopoldo. As equipes da Vigilância em Saúde aproveitaram o movimento de público do acampamento Farroupilha no Parque do Trabalhador para divulgar ações de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, febre chikungunya e zyka, no sábado, 17 e no domingo, dia 18 de setembro.


"A incidência do mosquito se reduz durante o inverno, mas eles continuam depositando seus ovos, que são resistentes e irão eclodir no período de calor que se aproxima. Por isso pedimos apoio da população para que continue atenta com a água parada em recipientes", alertou a secretária da Saúde, Paula Silva.


Prevenção e controle diário em São Leopoldo

O controle vetorial e a prevenção ao aedes são realizados pela Vigilância Ambiental com base nas Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue do Ministério da Saúde (MS).


O trabalho de prevenção é feito diariamente por meio de visitas domiciliares e em pontos estratégicos (PEs), como por exemplo: cemitérios; borracharias; floriculturas; ferros-velhos, e depósitos de material de construção. Quando são encontrados focos do mosquito ou possíveis criadouros, a equipe realiza atividades educativas, tratamento mecânico (eliminação de criadouros) e coleta de amostras para identificação laboratorial.


Fonte: PMSL



Comments


WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
2.png
bottom of page