top of page
Buscar

Final de semana terá chuva em menor intensidade e avanço do ar quente no RS


Imagem: Duda Fortes/ Agência RBS.

A instabilidade começa a perder intensidade no final de semana no Rio Grande do Sul. Após uma chuva histórica, que causou estragos e enchentes em grande parte do território gaúcho, incluindo Porto Alegre, a precipitação aos poucos diminui.


Neste sábado (4), uma área de baixa pressão atmosférica desloca-se do interior do continente em direção à costa e, associada à umidade que vem do Norte do país, o tempo continua instável no Estado.


Nas Missões, no Norte, na Serra, na Região Metropolitana e no Sul, a condição ainda é de muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol. Na Fronteira Oeste, o sol aparece entre nuvens, e na Campanha, pode ocorrer garoa pela manhã.


No domingo (5), a instabilidade começa a perder força no RS.


O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu três alertas de temporais para o Estado. Os comunicados indicam diferentes graus de perigo, dependendo das regiões abrangidas. O primeiro alerta, vermelho, válido até 12h desse sábado, abrange a Região Norte, parte do Noroeste, Serra e Litoral Norte, e indica chuva superior a 100 milímetros ao dia e grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e encostas.


Já o aviso laranja, também válido até 12h de sábado, engloba a Região Norte, o Noroeste, a Serra, o Vale do Rio dos Sinos e parte do Litoral Norte, alertando para possibilidade de tempestades com acumulados de até 100mm/dia, ventos intensos de até 100km/h e queda de granizo. Também há um alerta amarelo, que também vai até 12h de sábado e indica chuva de até 50 mm/dia e ventos intensos de até 60 km/h entre o Noroeste e a Região Metropolitana.


A temperatura segue reduzida no Estado. Ao amanhecer, a mínima ocorre em Pedras Altas, no Sul: 10ºC. Vicente Dutra e Novo Tiradentes, no Norte, registram a máxima: 27ºC. Em São Leopoldo, a variação térmica será de 18ºC a 22ºC.


No domingo, a chuva começa a perder força no território gaúcho. Ainda ocorrem algumas pancadas de chuva, porém, com menor intensidade. O ar quente que atua no interior do país avança sobre o RS, elevando a temperatura em todo o Estado. Na Fronteira Oeste, na Campanha e no Sul, a condição será de tempo nublado, chuva e poucas aberturas de sol, no entanto, sem temporais.


Nas Missões, na Região Central, nos Vales, na Serra e na Região Metropolitana, regiões mais afetadas pelas enchentes, o sol predomina ao longo do dia, com possibilidade de pancadas de chuva. À noite, o tempo volta a ficar firme.


A chuva fica concentrada mais na Fronteira Oeste, em municípios como Santana do Livramento e São Francisco de Assis.


A temperatura começa a subir gradualmente no Estado. Pedras Altas, no sul gaúcho, registra novamente a mínima: 12ºC. Já a máxima será, mais uma vez, em Vicente Dutra e Novo Tiradentes, no Norte: 33ºC. Em São Leopoldo, a amplitude térmica será de 19ºC a 29ºC.


Fonte: GZH

0 comentário
Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page