top of page

Final do Slam São Hell une a juventude no ritmo da poesia falada


ree
Imagem: Gabriel Reis/ PMSL.

A final da primeira temporada de edições do Slam São Hell reuniu a juventude dos municípios da Região Metropolitana no Teatro Municipal de São Leopoldo na tarde do domingo (6). O evento, que é uma iniciativa cultural dos artistas independentes Little Be, Insano e RB, com o suporte do Conselho Municipal de Juventudes (Comjuv) da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Sedhu), deu início à Semana das Juventudes.


O prefeito Ary Vanazzi esteve presente acompanhado do secretário municipal de Cultura e Relações Internacionais, Marcel Frison; do presidente do Hospital Centenário, Nestor Schwertner; e da secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Comunitária, Giselda Matheus. A prefeitura reconhece e apoia os movimentos independentes da cultura Hip-Hop, disse o prefeito. “Saúdo a todos que vieram, inclusive de outras cidades. Essa atividade é uma integração através da cultura, e nós enquanto prefeitura reconhecemos, valorizamos e respeitamos muito esse movimento que está se constituindo no município e no Estado”, destacou Vanazzi.


Slam São Hell e Comjuv


De acordo com Júlia Langner, chefe do Departamento de Juventudes e vice-presidente do Comjuv, a intenção do conselho em escolher o Slam São Hell como evento de abertura da Semana das Juventudes vem do reconhecimento da identidade da importância de levar para a juventude o acesso à poesia, também como forma de acolhimento emocional. “Quando a gente pensa no Departamento de Juventudes, junto do Conselho de Juventudes, tentando fazer um trabalho de forma transversal, e que contemple as diferentes juventudes do município, nós reconhecemos a juventude periférica, e o Slam é uma cultura que vem das periferias. Ocupar um espaço centralizado, como o Teatro Municipal, com essa cultura é algo de muita satisfação para nós que queremos que mais jovens acessem essa cultura. Quando a gente participa de fóruns de discussões sobre a juventude nos deparamos com a realidade de jovens doentes emocionalmente e psicologicamente e nós acreditamos que a poesia pode servir como uma forma da gurizada se expressar e também cuidar dos seus sentimentos” explicou.


Rafaela Brito, conhecida artisticamente como RB, é fotógrafa, professora, slammaster e integrante da organização do Slam São Hell, explicou que o Slam tem como uma das características unir as pessoas, principalmente a juventude. “Eu sempre fui de escrever. Amo escrever porque é uma forma de se expressar. Apenas não colocava isso para fora. Na pandemia eu cheguei a preencher um caderno com poesias todos os dias, desde o primeiro dia. Daí, tempos depois, eis que o meu processo de entrar no Slam rolou e foi bem engraçado, porque foi quando eu comecei a trabalhar como fotógrafa para eventos, ano passado. O Slam acabou sendo o meu primeiro evento de cultura. Nem tinha câmera na época, acabei pedindo uma emprestada para uma amiga. Então mandei uma mensagem para o pessoal que trouxe o Slam pra cá, que foi o Little Be, o Insano e o Fred Batatinha, perguntando se dava para fotografar e, a partir da segunda edição, entrei para a organização. Desde lá o crescimento vem de forma absurda, seja no pessoal e no profissional. Hoje em dia as pessoas reconhecem minhas fotos, e estar no Slam São Hell me ajuda bastante, principalmente a me encontrar: o que eu quero, o que eu busco, qual é a minha arte. O Slam São Hell une as pessoas.”, enalteceu.


Mais sobre o Slam São Hell e a competição estadual


O Slam São Hell é um movimento cultural independente que reúne jovens em competições de poesia falada. Em média, participam nove competidores dos eventos, que são divididos em três rodadas, com as duas primeiras eliminatórias e a última sendo uma disputa entre os três finalistas.


A final do Slam São Hell tinha como um dos prêmios para o ganhador uma vaga para competir na etapa estadual do Slam, que ocorrerá em setembro. Após o vencedor da edição, o artista independe DKG, declarar que já estava confirmada a sua participação no estadual, a segunda colocada, Poeta Desperta, que ganhou a nona edição do Slam São Hell, ganhou a vaga.


Fonte: PMSL

Comentários


1230x1020-START-Me-Leva-Pra-Casa
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page