O Prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, coordenadores das frentes de trabalho e representantes das empresas prestadoras de serviços atuantes na limpeza da cidade se reuniram nesta terça-feira (4), para alinhar os trabalhos e acelerar o recolhimento de resíduos das enchentes, a partir das dificuldades levantadas pelos trabalhadores da linha de frente.
Uma das propostas apresentada é ampliar os horários de trabalho, a partir de rodízios noturnos, inclusive trabalhando 24h nos locais onde for possível, para um fluxo de serviços constantes.
Durante o encontro, Vanazzi pediu para que todos evitem se referir ao material recolhido das ruas como lixo, e lembrou que são os bens materiais de pessoas que perderam tudo e agora estão tendo que descartar suas histórias e conquistas. “Nunca vivemos uma situação tão dramática como essa. Por isso queremos avaliar com os nossos colaboradores, para podermos melhorar a situação. Pois agora o centro do nosso trabalho é a limpeza da cidade”, afirmou.
O secretário de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), Sandro Della Mea Lima, que lidera a força-tarefa, reforçou que todas as regiões que necessitam das equipes de limpeza estão sendo atendidas simultaneamente, todos os dias. “A cidade foi dividida em 26 setores para atender todas as regiões afetadas pelas águas. São 300 máquinas e quase 500 trabalhadores trabalhando de segunda a segunda entre os bairros Santos Dumont/vila Brás, Vicentina, São Miguel, Feitoria/São Geraldo, Centro, Rio dos Sinos, Campina/Jardim Fênix e Scharlau/vila Glória”, afirmou o titular da Semurb.
Na reunião foi ressaltado as dificuldades de logísticas encontradas pelas equipes que estão diariamente nas ruas recolhendo os resíduos originados das enchentes. Uma delas é onde os munícipes estão dispondo entulhos na via, pois afeta diretamente o deslocamento das máquinas e, consequentemente, o recolhimento de resíduos extradomiciliares.
A orientação da Semurb é que a população evite a circulação de pedestres e veículos nas ruas onde as equipes estão trabalhando, para garantir a segurança de todos os moradores e trabalhadores.
O objetivo é retirar o grande volume de resíduos das ruas de todos os bairros atendidos, e, numa segunda etapa, realizar o restante da limpeza, como raspagem, varrição e a lavagem dos pavimentos e calçadas.
Fonte: PMSL
Comments