Foragido da Operação Garra é preso em Novo Hamburgo
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS
- há 4 horas
- 2 min de leitura

A Polícia Civil prendeu, na madrugada desta quarta-feira (22), um homem de 42 anos no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo. Ele era foragido e alvo de mandado de prisão preventiva no âmbito da Operação Garra — ação deflagrada em setembro de 2025 contra uma organização criminosa especializada em crimes envolvendo caminhões.
A prisão foi realizada em conjunto pela 2ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo e pela Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão de Polícia Militar. Durante patrulhamento de rotina, o suspeito foi abordado em via pública. Após verificação com a Polícia Civil, confirmou-se que ele era procurado pela operação.
Operação Garra
Deflagrada em 18 de setembro de 2025, a Operação Garra é fruto de dois anos de investigação que desmantelaram duas grandes organizações criminosas atuantes no Rio Grande do Sul. Os grupos eram responsáveis por furto, roubo, receptação, adulteração, desmanche, comercialização ilegal e extorsão envolvendo caminhões, especialmente os equipados com dispositivos munck.
Até o momento, a operação resultou no cumprimento de 23 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão preventiva — dez deles já foram executados, incluindo a prisão desta quarta-feira.
Mais de 60 caminhões foram identificados como envolvidos nos crimes investigados. A polícia também apurou o envolvimento de um despachante e de um funcionário de CRVA, que ajudavam a organização na falsificação e regularização de documentos. O esquema utilizava ferros-velhos como fachada para lavagem de dinheiro e venda de peças de veículos furtados.
O preso possui uma extensa ficha criminal, com mais de dez antecedentes por furto de veículo, além de registros por organização criminosa, porte ilegal de arma, receptação e tráfico de drogas. Ele foi encaminhado ao sistema prisional após os procedimentos legais.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana
Comentários