top of page

Frente fria traz risco de granizo e vendavais neste fim de semana

ree

A mudança do tempo será consequência do deslocamento de uma frente fria pela Região Sul que terá o ingresso de ar quente em sua dianteira horas antes de sua chegada pela atuação de uma corrente de jato em baixos níveis. No deslocamento da frente, quando do encontro do ar frio com o ar mais quente em altitude, devem se formar nuvens carregadas capazes de gerar episódios localizados de tempo severo.


Assim, não se espera um cenário de temporais em grande número de municípios, mas sim ocorrências pontuais de tempestades que podem vir com raios, chuva forte, queda de granizo e ocasionais vendavais. Com a atmosfera ainda resfriada em níveis baixos pela massa de ar frio que atuou ao longo desta semana, em nosso entendimento o risco é maior de granizo do que de vento forte, embora vendavais isolados possam ocorrer.


Além disso, a passagem da frente pode trazer períodos de chuva moderada a forte com ou sem trovoadas em diversas localidades com acumulados perto e acima de 50 mm em muitas cidades do Sul do Brasil neste fim de semana, em particular no Rio Grande do Sul. Isoladamente, a chuva pode atingir 75 mm a 100 mm ou mais.


O dia de maior instabilidade no Rio Grande do Sul deve ser este sábado enquanto em Santa Catarina e no Paraná a instabilidade maior é prevista para o domingo, quando o sistema frontal vai cruzar os dois estados.


O tempo já se instabiliza com chuva isolada até o final desta sexta em pontos mais a Oeste do Sul do Brasil, mas a mudança maior do tempo ocorre durante o sábado no Rio Grande do Sul.


Já chove desde cedo no sábado no Oeste e em parte do Sul. Ao longo do dia, a frente avança e alcança cidades que tiveram sol durante a manhã, como deve ser o caso de Porto Alegre. Até o fim do dia, a chuva atinge quase todo o estado gaúcho e a frente chega ainda ao Oeste catarinense e paranaense.


No domingo, ainda chove e garoa em várias regiões gaúchas, mas a instabilidade cede ao longo do dia e já ocorrem momentos de melhoria em diferentes locais. Nos estados catarinense e paranaense, a frente se desloca com chuva generalizada e temporais em pontos isolados, mas da tarde para a noite do domingo a instabilidade diminui e já se dão momentos de melhoria em algumas cidades. A frente alcança ainda no domingo o estado de São Paulo com menor atividade.


FONTE: Metsul

Comentários


1230x1020-START-Me-Leva-Pra-Casa
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page