Frente Parlamentar reúne instituições no Tecnosinos para fortalecer o ensino técnico em São Leopoldo
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- há 3 horas
- 2 min de leitura

A Frente Parlamentar de Apoio e Defesa do Ensino Técnico realizou, na manhã desta quarta-feira (19), uma reunião no Tecnosinos, em São Leopoldo, reunindo representantes do poder público, instituições de ensino técnico e do setor de inovação. A atividade foi conduzida pelo vereador Daniel Daudt, proponente da Frente, e contou com a participação de Silvio Bittencourt, CEO do Parque Tecnológico e referência nacional em inovação.
Durante a visita, o grupo conheceu a estrutura e os números do Tecnosinos, considerado o melhor parque tecnológico do Brasil e um dos maiores da América Latina. Atualmente, o parque abriga 140 empresas — sendo 36 incubadas — e gera cerca de 8 mil empregos diretos, consolidando-se como um dos principais polos de tecnologia do país. Silvio apresentou um panorama do setor, os desafios para ampliar a inovação e a necessidade de fortalecer a formação técnica para suprir a demanda crescente por profissionais qualificados.
Também participaram do encontro os vereadores Fabiano Haubert e Alexandre Silva; Richard, diretor do IFSul; João Razeira, gestor das escolas Informatize; Sandro Bittencourt, diretor do Senai; Maicon, representante do Sebrae; Paulo César, do CRT; Edson Ribeiro, da Secretaria Municipal de Educação; e o professor Elemar, representando a Prefeitura e a SEDETTEC. Todos destacaram a importância de políticas públicas que aproximem os jovens das oportunidades do setor tecnológico.
Para o vereador Daniel Daudt, o encontro reforça o impacto da educação profissional no futuro da juventude. “Hoje tivemos praticamente uma aula. O Silvio nos apresentou uma realidade de inovação que nos enche de orgulho, mas também nos desafia. Precisamos criar condições reais para que os jovens de São Leopoldo tenham acesso a esse mercado tão promissor, com boas carreiras e bons salários. Esse é o caminho para a independência e para o empreendedorismo”, afirmou.
A Frente Parlamentar segue atuando para ampliar e qualificar o ensino técnico no município. A expectativa é que, ainda neste ano, seja instituído o Fórum Municipal do Ensino Técnico, fortalecendo o debate e consolidando políticas públicas voltadas à formação profissional.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels com colaboração da jornalista Eduarda Negri.































Comentários