Futsal movimenta mais de 100 equipes nos Jogos Escolares Municipais
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- há 5 horas
- 2 min de leitura

A etapa de futsal dos Jogos Escolares Municipais (JEM) 2026 foi concluída em São Leopoldo após três dias de disputas que reuniram estudantes das redes municipal e estadual de ensino. Realizada entre os dias 17 e 19 de junho, a competição promoveu integração, educação e espírito esportivo por meio da prática esportiva.
Organizado pela Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e do Sesc, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), o torneio contou com a participação de 110 equipes e a realização de 240 partidas ao longo da competição.
As fases semifinal e final reuniram 24 equipes de 18 escolas municipais e estaduais. Ao todo, foram disputados 24 jogos decisivos, divididos igualmente entre as categorias feminina e masculina nas faixas etárias mirim, infantil e juvenil.
As finais ocorreram no Ginásio Municipal Celso Morbach, que recebeu estudantes, professores e familiares para acompanhar a definição dos campeões. Além dos títulos, a competição premiou os três primeiros colocados de cada categoria com troféus e medalhas.
Para o coordenador de Programas e Projetos da Diretoria de Gestão da Educação Básica (DGEB), Diego Adam, a competição foi marcada pela participação ativa das comunidades escolares e pelo envolvimento dos estudantes ao longo das disputas.
O secretário municipal de Educação, Jéferson Falcão, destacou que os benefícios dos Jogos Escolares vão além dos resultados obtidos em quadra. Segundo ele, o esporte contribui para o desenvolvimento de valores importantes para a formação dos jovens, como trabalho em equipe, disciplina, perseverança e respeito às diferenças.
“O esporte ensina sobre trabalho em equipe, disciplina, perseverança e também sobre lidar com frustrações. Quando não se vence, também se aprende. O esporte é isso: saúde, educação, vida e muito aprendizado”, afirmou.
A competição segue ao longo do ano com novas modalidades previstas no calendário dos Jogos Escolares Municipais. A expectativa é ampliar ainda mais a participação dos estudantes e fortalecer o esporte como ferramenta de desenvolvimento educacional e social nas escolas da cidade.
Confira as premiações:
FINAIS DO FMadezattiEM 2026 - 19/06 | Ginásio Municipal Celso Morbach
CATEGORIA MIRIM:
Feminino
EEEM Guilherme Baum – Campeã
EMEB Dr. Jorge Germano Sperb – Vice-campeã
EMEB Gusmão Briito – 3º lugar
EEEM Polisinos – 4º lugar
Masculino
EEEM Polisinos – Campeão
EMEB Emílio Meyer – Vice-campeão
EMEB Professora Otília Carvalho Rieth – 3º lugar
EMEB Barão do Rio Branco – 4º lugar
CATEGORIA INFANTIL:
Feminino
EMEB Santa Marta – Campeã
EEEM Haydee – Vice-campeã
EEEM Guilherme Baum – 3º lugar
EMEB Zaira Hauschild – 4º lugar
Masculino
EEEM Polisinos – Campeão
EMEB Paulo Couto – Vice-campeão
EMEB Castro Alves – 3º lugar
EEEM CAIC Madezatti – 4º lugar
CATEGORIA JUVENIL:
Feminino
Instituto Pedro Schneider – Campeão
EEEM Haydee – Vice-campeã
EEEM Polisinos – 3º lugar
EMEB Prof. José Grimberg – 4º lugar
Masculino
EEEM Frederico – Campeão
EEEM Olindo Flores – Vice-campeão
EEEM Cristo Rei – 3º lugar
EEEM CAIC Madezatti – 4º lugar
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

























Comentários