top of page
Buscar

Governador Eduardo Leite presenteia Papa Francisco com camisas do Brasil de Pelotas, Grêmio e Inter


Imagem: divulgação/ Vatican Media.

O governador Eduardo Leite (PSDB) presentou, na manhã desta quarta-feira (17), no Vaticano, o Papa Francisco com camisas do Brasil de Pelotas, Grêmio e Internacional, além de uma escultura das ruínas de São Miguel das Missões.


O Brasil de Pelotas é o time de futebol para o qual Leite torce.


Os presentes foram entregues após convite feito ao líder da igreja católica para que visite o Rio Grande do Sul em 2026, quando serão comemorados os 400 anos da chegada das missões jesuíticas ao Estado. Francisco é o primeiro sumo pontífice jesuíta.


O convite ocorreu após audiência geral no Vaticano, ocasião em o Papa e Leite conversaram.


"Foi uma conversa muito gentil, muito amável, do Papa conosco. Ele agradeceu pelos presentes e pelo convite. E também lembrou que ele já esteve muitas vezes na cidade de Pelotas, onde um tio dele morou", disse o governador, que é natural da cidade que fica na Região Sul do Estado.


História


Formada por 26 municípios, a região das Missões, no Noroeste do Estado, ajuda a contar a história jesuítica e missioneira a partir dos seus patrimônios históricos e culturais, como o Sítio Histórico São Miguel Arcanjo, em São Miguel da Missões.


No dia 3 de maio de 1626, o padre jesuíta Roque Gonzales atravessou o Rio Uruguai e fundou o primeiro povoado em terras do atual território do Rio Grande do Sul. A redução de São Nicolau ficou conhecida como a Primeira Querência do Rio Grande.


A partir daí, as Missões se consolidaram em quase todo o território gaúcho.


Fonte: g1

0 comentário
Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page