top of page

Governo autoriza nomeação de 1.200 soldados da Brigada Militar e anuncia início da formação


Foto: Arquivo/BM
Foto: Arquivo/BM

O governador Eduardo Leite autorizou a nomeação de 1.200 soldados aprovados no concurso da Brigada Militar realizado em março. Do total, 800 candidatos começarão o curso de formação em janeiro, enquanto os demais iniciarão as atividades em abril. Esta é a primeira convocação do certame, que tem validade de dois anos — até novembro de 2027 — e possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.

Atualmente, o processo seletivo está na etapa de investigação social e análise da vida pregressa dos aprovados.


Leite destacou que a medida reforça o compromisso do governo com a manutenção contínua do efetivo da corporação.“Este é mais um passo de continuidade na política de reposição do efetivo das forças de segurança, para dar previsibilidade às instituições e garantir um corpo robusto de homens e mulheres vocacionados a proteger os gaúchos”, afirmou.


O secretário da Segurança Pública, Mário Ikeda, ressaltou que, além da reposição do efetivo, o Estado vem ampliando investimentos em equipamentos para fortalecer o combate à criminalidade.“No primeiro mandato do governador Eduardo Leite, por exemplo, a BM recebeu um avião. Agora está para receber mais cinco helicópteros. Adquirimos o primeiro helicóptero para o Corpo de Bombeiros Militar, e outro chega no início do ano que vem. Também obtivemos mais um helicóptero para a Polícia Civil, além de um avião que deve ser entregue nos próximos meses”, destacou. Segundo ele, os investimentos garantem melhores condições de trabalho e mais segurança para a população.


Indicadores criminais em queda

Dados do Observatório Estadual da Segurança Pública mostram redução expressiva da criminalidade em outubro. Os crimes violentos letais e intencionais (CVLI) caíram 31%. Os homicídios dolosos recuaram 38%, passando de 128 para 80 casos na comparação com outubro de 2024.Os latrocínios diminuíram de três para um registro (-67%).

Nos crimes patrimoniais, o Estado registrou o menor número de ocorrências em estabelecimentos comerciais da série histórica: 276 casos, contra 404 do mesmo período do ano anterior (-32%).Os roubos de veículos também caíram 32% (de 204 para 139), enquanto os roubos a pedestres reduziram de 1.156 para 948 ocorrências, uma queda de 16%.


Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: O Sul

Comentários


1230x1020-START-Me-Leva-Pra-Casa
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page