Governo cria sala nacional para monitorar intoxicações por metanol
- Start Comunicação

- 6 de out.
- 1 min de leitura

O governo federal oficializou nesta segunda-feira a criação da Sala de Situação Nacional para acompanhar os casos de intoxicação por metanol no país. A medida busca reforçar o monitoramento, coordenar respostas rápidas e ampliar os estoques de antídotos no Sistema Único de Saúde (SUS). Até o momento, há 225 registros relacionados à substância, sendo 16 confirmados e 209 em investigação.
A ação foi motivada pelo aumento atípico de notificações associadas ao consumo de bebidas adulteradas, principalmente em São Paulo e Pernambuco. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a situação é inédita no Brasil e exige atuação imediata. Em São Paulo, o governo estadual mantém um gabinete de crise desde o dia 30, com a participação das secretarias da Saúde, Segurança Pública, Fazenda e Justiça. Até agora, dez estabelecimentos foram interditados e 4,5 mil garrafas apreendidas.
O metanol, usado na fabricação de combustíveis, é tóxico e impróprio para o consumo humano. A substância estaria sendo utilizada na falsificação de bebidas destiladas, como gim, vodca e uísque, provocando casos de intoxicação em 13 estados.
Redação www.startcomunicacaosl.com.br | Por Miguel Thurler


































Comentários