top of page

Grupos de danças germânicas recordam alegria dos imigrantes na São Leopoldo Fest


ree
Imagem: Luís Guilherme Zambrzycki/ PMSL.

A programação da São Leopoldo Fest recebeu, neste domingo (16), a animação dos grupos de dança germânicas. As apresentações aconteceram no tablado do palco principal e trouxeram a tradição alemã com a vestimenta e as danças típicas.


O grupo Deutsche Selle foi o primeiro a se apresentar, com dançarinos na categoria adulta, e aproximou muitas pessoas ao redor do tablado. O público ficou empolgado com a coreografia composta de giros em grupos e alguns saltos. Em seguida, a Associação Cultural e Folclórica - Wiedergeburt, de Igrejinha, trouxe aos espectadores apresentações de integrantes das categorias, infanto-juvenil, adulto e da terceira idade. E por último se apresentou o Grupo Folclórico Teewald, com danças do juvenil e do adulto.


A moradora do bairro São Miguel, Terezinha Barcelos, se empolgou com a apresentação. “Eu acho importante essas danças para comemorar a vinda dos alemães à São Leopoldo. Ano que vem, nos 200 anos, vai ser ainda mais lindo”, comentou. Já a menina Sofia de Oliveira Schmitz, de 9 anos, adorou as apresentações. “Eu acho bem interessante, para deixar a cultura florescer, é muito legal”, falou.


Quem também curtiu muito o show foi o morador da Cohab Feitoria, Jorge Luis Silva, de 64 anos. “Nota dez para os grupos que se apresentaram. É muito bom porque desenvolve a cultura da cidade”, destacou


Sobre os grupos de dança


O grupo Deutsche Selle veio de Estância Velha e está há 19 anos cultivando a cultura alemã. Segundo Mariana Schneider Bloedor, uma das fundadoras do grupo, preservar a tradição revive os costumes dos imigrantes. “O contato com essa cultura é tão rica e está presente há tanto tempo na região e precisamos manter ela viva” afirmou.


A Associação Cultural e Folclórica - Wiedergeburt atua há 23 anos. O significado do nome Wiedergeburt é renascer, pois era um grupo que existia e depois de algum tempo retornou suas atividades. “O grupo vem de um município colonizado por alemães e acho importante divulgar em outras festas que fazem parte da imigração alemã”, disse Marisa Barth, que compõe o grupo há cerca de 15 anos.


O grupo Folclórico Teewald é de Santa Maria do Herval e tem 33 anos de existência. A ideia de criação partiu de alunos do Colégio Estadual Cônego Afonso Scherer, que fica na própria cidade. Mais de 150 alunos fazem parte dessa história. Atualmente, o grupo é composto pelas categorias mirim – a partir dos três anos –, infantil, juvenil e adulta.


Fonte: PMSL

Comentários


1230x1020-START-Me-Leva-Pra-Casa
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page