top of page
Buscar

Hospital Centenário recebe residentes de medicina da Unisinos


Cerimonia marca inicio de residencia de alunos de medicina no Centenário Foto: Thales Ferreira/PMSL

A partir do dia 2 de agosto, 28 estudantes do curso de Medicina da Unisinos, residentes de ginecologia e obstetrícia, iniciam uma jornada de seis meses de práticas no Hospital Centenário. Na quarta-feira (28), uma cerimônia marcou o início das atividades na instituição de saúde. No auditório do Oncologia Centenário e com a presença do prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi; do reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino; da presidenta da Fundação Hospital Centenário, Lilian Silva e do coordenador do curso de Medicina, Luciano Diogo os doutorandos foram recepcionados e receberam de trabalhadores do hospital jalecos personalizados e crachás.


A presidenta Lilian Silva deu as boas-vindas aos doutorandos e falou da missão da instituição. “Esta é mais uma conquista no bojo das ações de um hospital que há mais de um ano e meio enfrenta uma crise sanitária planetária, sem descuidar de outros temas, como a vocação para a transformação em hospital de ensino. Em nenhum momento abrimos mão dos nossos principais objetivos; o atendimento humanizado, a qualificação, a responsabilidade social e a promoção do conhecimento. Essa é nossa missão e hoje vocês chegam para fazer parte dela”, destacou Lilian Silva.


Na sequência, o reitor, padre Marcelo Aquino, lembrou de todo o processo de trabalho, das movimentações políticas e do esforço para implementar o curso de Medicina na Unisinos. ‘’O curso de Medicina é uma experiência bem sucedida do Programa Mais Médicos e de esforços de muitas pessoas. Hoje vocês estão aqui para iniciar a prática do curso. Estou em paz em estar aqui no Hospital Centenário, um hospital para todos, que vive a realidade da cidade. A Unisinos, no Centenário, é fiel à tradição da transformação cidadã’, disse o reitor.


Após sua saudação, o prefeito Ary Vanazzi falou diretamente aos doutorandos e ressaltou a importância do momento e do longo caminho trilhado. “Depois de muitas discussões e reuniões, hoje nos enchemos de orgulho pela cidade, pela universidade e pelo nosso hospital. Por trás do jaleco que vocês recebem hoje há muitas histórias. Vocês conheceram a realidade da cidade, a vida, passaram por todas as etapas e agora vão viver a realidade de um hospital. Vocês são parte importante de tudo isso, são os primeiros doutorandos da Unisinos no Centenário. Que sirvam de exemplo para outros jovens’’, declarou o prefeito.


Quatro servidores do Hospital Centenário, Juraci dos Santos, Holde Gossler, Edison Aleixo Silva e Fábio Leandro Marques, representando os funcionários, entregaram os jalecos aos doutorandos. Os médicos coordenadores de áreas, o infectologista Breno Milmann, o cirurgião geral, Dieter Brahm; a neonatologista Janice Carvalho e a vice-presidente Médica, ginecologista e obstetra, Raquel Fantinel também receberam jalecos personalizados.


Durante os seis meses de internato, os doutorandos, divididos em equipes, vão atuar no Bloco Cirúrgico, Ambulatório de Oncologia, Ambulatório de Ginecologia Geral, Bloco Cirúrgico Oncológico, Centro Obstétrico, Internação e Maternidade.


Os doutorandos cumprirão carga horária diária no Hospital Centenário diariamente, das 8h às 17h, supervisionados pela médica e professora Karolyn Sassi Ogliari.


Fonte: PMSL


0 comentário
Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page