Iara Cardoso deu um recado que não quer deixar sua presidência virar uma CPILândia
- Start Comunicação

- 8 de mai. de 2025
- 2 min de leitura

SÃO LEOPOLDO: o arquivamento do pedido de CPI para apurar possíveis irregularidades nos Alugueis Sociais durante o período das enchentes, foi um recado bem claro de Iara Cardoso no que diz respeito a criação de CPIs na Câmara de Vereadores. A mais experiente vereadora da casa que preside o legislativo municipal pela quarta vez, sabe que a implantação de duas CPIs ao mesmo tempo, poderia praticamente deixar o dia a dia da casa refém das polêmicas e embates entre base do governo e oposição.
A leitura que se pode fazer, é de que Iara Cardoso não fez nenhum tipo de proteção a algum segmento político, mas sim, protegeu seu mandato como Presidente da Casa. Com sua expertise de vários mandatos, ela tem plena consciência de que nem estrutura se tem para duas CPIs tão nervosas estarem funcionando ao mesmo tempo. Poucos sabem, que vereador ou vereadora suplente, não podem participar de CPIs. Ou seja, na prática alguns vereadores teriam que estar ao mesmo tempo em duas comissões.
Outra leitura que se pode fazer principalmente sobre a tentativa de instalação da CPI dos Alugueis Socias, é de que caso estejam acontecendo investigações da Polícia Civil e Ministério Público conforme a rádio corredor da Câmara comenta, não tem sentido uma comissão fazer um trabalho "paralelo". Se essa situação é argumento da presidente da Casa Legislativa, nada mais coerente e prático. Até onde se sabe, o colegiado de vereadores não tem o notável saber desses órgãos públicos que são especialistas neste tipo de investigação. O roteiro natural do processo, é caso venha se confirmar alguma irregularidade os trabalhos sejam feitos em cima de dados oficiais.
No entendimento da Coluna, Iara Cardoso, Presidente do Legislativo Municipal de São Leopoldo, deu mais uma mostra de que tem o controle e comando do legislativo e não vai deixar a coisa solta, mesmo que para isto, tenha que melindrar interesses de aliados e aliadas próximos. Foi corajosa e cirúrgica.
Da redação do www.startcomunicacaosl.com.br / Por Bado Jacoby

































Comentários