Inclusão é tema de projetos na 11ª Motic
- Start Comunicação

- 14 de set. de 2023
- 2 min de leitura

Além de projetos tecnológicos, a 11ª Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências (Motic) conta também com projetos de pesquisa que envolvem inclusão dentro do ambiente escolar. Com a confecção de bonecos, cada um com uma diferença, a Escola Carrossel Encantado apresentou de forma lúdica sua proposta. A principal questão da pesquisa foi mostrar aos pequenos da turma 45A a importância da inclusão dos colegas e descobrir até que ponto as crianças entendem o porquê de um colega ser diferente do outro.
A professora co-orientadora do projeto, Francine Scherer, explicou como funcionou a proposta. “Na educação infantil o que a gente traz são os bonecos justamente porque eles trazem para a criança, a sensação de cuidado e afetividade. Eles levam os bonecos para casa para apresentar para a família, justamente para quando eles conhecerem algum colega que seja diferente, eles já terem respeito e cuidado” disse.
A professora da turma e também autora do projeto, Joana da Silva Terra, falou como foi a interação dos alunos. “Eles viram toda a construção dos bonecos, que fui eu que costurei, eles já tem um carinho pelos brinquedos desde a criação. Foram eles que escolheram os nomes, foi feito um sorteio com o dia que cada um levaria para casa, eles ficam muito ansiosos. Lá eles devem fazer uma brincadeira que deve incluir os bonequinhos com deficiência” explicou.
Apresentando a feira além das professoras, estavam Danilo Rocha, Laura da Silva e Maria Eduarda, todos com seis anos de idade. A pequena Maria contou como foi levar para casa sua nova amiga e também falou sobre a importância do trabalho. “Com eles, cada um vai respeitar as pessoas, eu levei a Larissa para casa, levei para passear na casa da vó e brinquei de tocar piano com ela”, contou.
Na exposição dos resultados, a escola mostrou que o envolvimento de toda a família e o interesse das crianças os impulsionou a instigar a curiosidade deles introduzindo o assunto inclusão não só na escola como também em casa.
Fonte: PMSL

































Comentários