Iniciativa da Escola de Saúde da Unisinos recebe apoio do CNPq para combater desinformação em saúde
- Start Comunicação
- 8 de jan.
- 2 min de leitura

A Escola de Saúde da Unisinos deu mais um passo importante para combater a desinformação científica com o projeto Educação Digital em Saúde: Desenvolvendo Estratégias para Divulgar e Popularizar a Ciência. Coordenado pela professora Juliana Scherer, a proposta foi recentemente aprovada para financiamento pelo CNPq na chamada Prevenção e Enfrentamento à Desinformação Científica em Saúde, alcançando a maior nota dentro do terceiro eixo do edital. Mais de 200 propostas foram submetidas, e apenas 35 foram selecionadas.
Com o objetivo de enfrentar a desinformação em saúde, o projeto tem a intenção de desenvolver canais e conteúdos digitais educativos para a divulgação e popularização da ciência. “O projeto irá avaliar as principais fontes de notícias falsas em saúde nas redes sociais e identificar os temas mais recorrentes que necessitam de esclarecimento científico”, explica Juliana. Com base nas informações coletadas, serão realizadas campanhas digitais e criados conteúdos que combatam mitos e desinformações.
Além disso, a iniciativa inclui a criação de jogos educativos e quizzes digitais, que incentivem o aprendizado e a verificação de fatos de forma interativa. A proposta também prevê a oferta de cursos de formação para profissionais e estudantes da saúde, capacitando-os para atuar como comunicadores digitais. “O projeto envolverá alunos de diversos níveis de formação e terá várias etapas”, complementa a coordenadora.
O apoio financeiro do CNPq é fundamental para a realização do projeto, viabilizando ações que de outra forma poderiam ser limitadas. “Além do apoio financeiro, a aprovação no edital traz reconhecimento e credibilidade, fortalecendo as redes de pesquisa e extensão da Unisinos, e ampliando o impacto social dos resultados”, afirma Juliana.
A decana da Escola de Saúde da Unisinos, Denise Zaffari, destaca a relevância do projeto para o acesso à informação qualificada e baseada em evidências. “O projeto promoverá uma cultura digital na área da saúde, disseminando ciência séria e confiável, e contribuindo para combater a desinformação”, ressalta.
Professores e alunos interessados em colaborar com o projeto podem entrar em contato com a professora Juliana Scherer pelo e-mail julianascherer@unisinos.br.
Comentários