top of page
Buscar

Inmet alertas para riscos de chuvas intensas e de queda da temperatura no RS


PORTO ALEGRE: o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã deste domingo (11), alertas para o risco de chuva intensa e de queda da temperatura no Rio Grande do Sul. Ambos avisos se estendem até segunda-feira (12), sendo que o primeiro termina às 10h e, o segundo, ao meio-dia.


O alerta de chuva intensa abrange determinadas áreas gaúchas, como a região metropolitana de Porto Alegre, o Noroeste, o Nordeste e parte do Centro. Os Estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul também devem ser afetados. Nessas localidades, a chuva pode atingir volumes entre 30mm e 60mm por hora ou 50mm e 100mm por dia, estando acompanhada de rajadas de vento de até 100 km/h.

Em função disso, pode haver transtornos como interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e risco de descargas elétricas, aponta o alerta do Inmet. Em caso de emergência, é indicado acionar a Defesa Civil (pelo telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (pelo telefone 193).


De acordo com a Climatempo, a chuva que atinge boa parte do Rio Grande do Sul neste domingo é resultado da união de uma frente fria, que avança em direção à costa do Sudeste, com um corredor de umidade que vem do norte do Brasil. Nas regiões das Missões, Central e Metropolitana, a instabilidade se concentra na primeira metade do dia, enquanto no Norte, Nordeste e Serra Gaúcha pode chover a qualquer hora.


Em todas essas áreas há risco de temporal, aponta a Climatempo. A chuva só deve diminuir de intensidade no final do dia, ficando fraca à noite nas regiões que fazem divisa com Santa Catarina.


Já as temperaturas devem cair em todo o território gaúcho ao longo do dia. O alerta do Inmet abrange todas as regiões do Rio Grande do Sul e aponta um declínio que varia entre 3°C e 5°C, representando leve risco à saúde.


Fonte: GZH

0 comentário

Comments


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page