Invernada artística das entidades tradicionalistas trazem a cultura gaúcha para a São Leopoldo Fest
- Start Comunicação

- 17 de jul. de 2023
- 2 min de leitura

O tablado folclórico reuniu milhares de pessoas para acompanharem as apresentações das invernadas artísticas das entidades tradicionalistas de São Leopoldo neste domingo (16). O Centro de Tradições Gaúchas Tropeiro das Coxilhas, o Departamento Tradicionalista Gaúcho Leão da Serra e o Grupo Tradicionalista Sepé Tiarajú fizeram um grande espetáculo trazendo a cultura gaúcha para a São Leopoldo Fest 2023.
Os dançarinos mostraram seu amor e dedicação para preservar as raízes culturais. O menino Miguel Lamberti, de 7 anos, morador da Cohab Duque, começou recentemente na invernada mirim do CTG Tropeiro das Coxilhas e afirmou que foi muito legal participar da São Leopoldo Fest. Ele veio para a festa acompanhado da mãe, Cintia Lambert, do pai, Robson Mateus de Moura, e da madrinha, Evelen Moraes. “Esta participação é ótima. É lindo mostrar a tradição e não deixar morrer”, declarou a mãe.
Para a jovem Luana Mesquita, de 17 anos, integrante da invernada adulta do DTG Leão da Serra, a apresentação é boa para as pessoas conhecerem a tradição e para incentivar muita gente. A primeira Prenda do GT Sepé Tiarajú, Andressa Tagliari, de 28, ressaltou a importância deste espaço na São Leopoldo Fest. “Eu acho extremamente importante participar de um evento municipal grandioso. Já dançamos na São Leopoldo Fest no ano passado e em outros anos também. É um orgulho para nós representar nossa entidade, nossa cidade e mostrar o tradicionalismo para o público da cidade e dos municípios visitantes”, comentou.
O GT Sepé Tiarajú trouxe suas três invernadas para a apresentação na São Leopoldo Fest. O GT vai representar o município na etapa inter-regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), em Pelotas. “É muito importante para nós tradicionalistas participarmos. É um orgulho para nossa cidade. Já estamos preparando o tema para os 200 anos de São Leopoldo”, contou a vice-patroa do GT e coordenadora da invernada mirim, Daiane Pires dos Santos, de 38 anos. De acordo com ela, mais de 120 integrantes compõem as invernadas da entidade.
Fonte: PMSL































Comentários