Jovens Aprendizes reforçam serviços na Prefeitura de São Leopoldo como parte do Programa Partiu Futuro Reconstrução
- Start Comunicação

- 16 de jan. de 2025
- 1 min de leitura

A presença de 170 Jovens Aprendizes, entre 14 e 21 anos, chamou a atenção nas dependências da Prefeitura de São Leopoldo no início desta semana. Os estudantes integram o Programa Partiu Futuro Reconstrução, uma iniciativa do governo estadual em parceria com o CIEE, voltada para jovens de escolas afetadas pelas enchentes de maio de 2024.
Após uma formação teórica de 45 dias, iniciada em novembro, os aprendizes começaram a atuar em setores administrativos e secretarias municipais nesta terça-feira (14). A partir de 3 de fevereiro, eles serão realocados para escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental, onde apoiarão atividades administrativas. O contrato de um ano inclui ainda uma nova formação no encerramento.
De acordo com o secretário de Educação, Jéferson Falcão, os jovens estão sendo acolhidos e direcionados para escolas municipais para auxiliar nas atividades administrativas. “Essa é uma das oportunidades de inserção dos jovens no mercado de trabalho profissional, pois estabelece conexões e os incentiva a viver novas experiências”, afirmou.
Além do trabalho em escolas, o programa também envolve outras áreas. Na Secretaria de Assistência Social, jovens foram designados para reforçar ações como o Programa São Leo Mais Comida no Prato, o CRAS e setores administrativos. Outros foram alocados na Ouvidoria, onde realizarão cursos oferecidos pela Escola de Gestão para aprimorar o atendimento ao público.
O programa, criado para apoiar a reconstrução após os danos da enchente, busca qualificar e inserir os jovens no mercado de trabalho. Segundo o CIEE, as inscrições para esta etapa já foram encerradas, e não há previsão para uma nova seleção.

































Comentários