top of page

Justiça italiana dá parecer favorável à extradição de Carla Zambelli


Foto: Nino Cirenza
Foto: Nino Cirenza

O Ministério Público da Itália se manifestou a favor da extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) para o Brasil. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (22) pela Advocacia-Geral da União (AGU), que acompanha o caso internacionalmente.

Zambelli está presa cautelarmente desde 29 de julho no presídio de Rebibbia, nos arredores de Roma, por decisão da Corte de Apelação da capital italiana, que considerou haver risco de fuga. Ela entrou em território italiano pouco após o Supremo Tribunal Federal (STF) decretar sua prisão preventiva no Brasil.


A deputada é alvo de duas condenações pelo STF:

  • 10 anos de prisão por invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e falsidade ideológica, em associação com o hacker Walter Delgatti Neto. Foi após essa condenação que ela fugiu para a Itália.

  • 5 anos e 3 meses de prisão por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal, além do pagamento de uma multa equivalente a 400 salários mínimos, com correção monetária.


A decisão também determina a perda do mandato parlamentar, a ser confirmada após o trânsito em julgado da sentença (quando não houver mais possibilidade de recurso).



Comentários


1230x1020-START-Me-Leva-Pra-Casa
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page