top of page

Levantamento aponta risco médio de dengue em São Leopoldo

foto: Romeu Finato
foto: Romeu Finato

O Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) realizado em setembro pela Prefeitura de São Leopoldo apontou risco médio para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O resultado indica estado de alerta e mostra aumento de focos em relação a janeiro, quando também foi registrado risco médio.


De 84 amostras coletadas, 31 deram positivo para o mosquito, contra 73 no levantamento anterior. A análise abrangeu 3.244 residências em 607 quarteirões da cidade. A secretária da Saúde, Kelbe Gonçalves, reforça a importância da eliminação de focos, principalmente com a chegada do calor, que favorece a reprodução do inseto.


A Vigilância Ambiental realiza visitas domiciliares diariamente e monitora pontos estratégicos, como borracharias, ferros-velhos, floriculturas e cemitérios. Em áreas com casos confirmados ou suspeitos, a Prefeitura aplica orientação e inseticida, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde. O próximo LIRAa está previsto para novembro.


Redação www.startcomunicacaosl.com.br | Por Miguel Thurler

Comentários


BANNER ATENDIMENTO START (1).jpg
6b952ac2-cbba-46d9-a232-b9197150dd04
WhatsApp Image 2026-06-11 at 15.08.33
1230x1020
bado (1230 x 1020 px) (1)
p
Banner_1230X1020
BANNER REFIS - START 1230X1020
WhatsApp Image 2026-04-03 at 11.59.58
Banner_Seguro-Viagem_1230x1020px-(2)
Banner_Seguro-de-vida_1230x1020px-(2)
IMG_4264
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page