Livro “Era uma vez em São Leopoldo” celebra a história da cidade
- Start Comunicação

- 19 de nov. de 2024
- 2 min de leitura

Em homenagem ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, a Secretaria de Educação (Smed) de São Leopoldo lançou o livro infantil “Era uma vez em São Leopoldo”, que traz a história da cidade de maneira leve, divertida e acessível. Escrito por Léia Cassol e ilustrado por Vanessa Alexandre, o livro foi apresentado oficialmente na segunda-feira (18), durante um evento no Espaço Sicredi, no bairro Feitoria. Participaram da atividade o prefeito Ary Vanazzi, o secretário de Educação, professor Ricardo Luz, a escritora e professores das escolas municipais de ensino fundamental.
Nas páginas coloridas do livro, os personagens João e Berta falam sobre pontos turísticos, costumes e compartilham a alegria de viver em São Leopoldo. Curiosidades complementam a história, que tem ainda em um grande personagem de nome alemão o fio condutor de um passeio pelas ruas da cidade.
“Este é um presente literário para o município. Ao ouvir a escritora narrando a história a gente vai se achando nos locais e retomando lembranças. Fico muito feliz com a elaboração desta obra e tenho certeza que os professores, estudantes e as famílias vão aproveitar muito”, disse Vanazzi.
“Além do livro físico, há uma impressão em braile e também em formato digital com 3 versões de interatividade e acessibilidade. Há um livro digital em PDF para os professores utilizarem nas telas interativas ou nos chromebooks, com vários links de acesso às imagens, vídeos, documentos e textos históricos. Também há uma opção narrada da escritora Léia. Pensamos tudo com muito carinho”, explicou a coordenadora do Programa LeiturAção, da Smed, Renata Garcia Marques.
“Era uma vez em São Leopoldo” será distribuído na rede municipal de educação e para as escolas conveniadas com a Smed. Todas as crianças e professores da educação infantil e do 1º aos 5º anos do ensino fundamental receberão a obra. As 49 bibliotecas da rede municipal, 48 bibliotecas da rede conveniada e a Biblioteca Pública Municipal também ganharão exemplares.































Comentários