top of page

Livro sobre a história do Parque Imperatriz é lançado na São Leopoldo Fest


ree
Imagem: Guilbert Trendt/ Start Comunicação.

Em uma cerimônia concorrida, foi realizado neste sábado (22) o lançamento do livro “Parque Imperatriz - O Gigante Verde do Vale dos Sinos” durante a São Leopoldo Fest 2023. O livro foi produzido pela Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), com recursos do Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Fundema), a partir da aprovação do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema), e escrito pela jornalista Anna Garske.


A importância do Parque Imperatriz foi destacada pelo prefeito Ary Vanazzi. “O parque faz parte de um conjunto de estratégia política do nosso governo desde quando eu era vereador em São Leopoldo, e a nossa ideia é de uma cidade autossustentável, capaz de cuidar dos catadores e promover a reciclagem. Por isso pretendemos popularizar o Parque Imperatriz em São Leopoldo, deixando-o mais acessível para todos os setores da comunidade”, disse.


“O livro lançado aqui hoje é uma homenagem aos homens e às mulheres que fizeram com que a nossa São Leopoldo seja de fato uma cidade verde, que oferece dignidade e que garante qualidade de vida para a sua população. Ter uma moradia, escola, posto de saúde, abastecimento de água, tratamento de esgoto, é por isso que a gente luta”, destacou o secretário do Meio Ambiente, Anderson Etter.


O titular da Semmam explicou um pouco sobre a publicação, já que “a unidade de conservação (UC) promove a redução do impacto das cheias do Rio dos Sinos e a regulação do fluxo hídrico na bacia, serviços ecossistêmicos fundamentais não só para o município de São Leopoldo e cidades vizinhas, mas também para a bacia hidrográfica de forma integrada”.


A vereadora Jussara Lanfermann (PT) contou sobre o reconhecimento da história do Parque Imperatriz. “O parque foi um dos primeiros projetos socioambientais da nossa cidade, realizado pelo compromisso do prefeito Ary Vanazzi, que lutou para tirar aquelas pessoas que moravam em condições sub-humanas, em sofrimento. Conheci o Parque Imperatriz quando a gente lia nos jornais sobre os ratos que comiam os dedos das crianças à noite, então essa era a imagem que tínhamos dele. A Anna Garske conseguiu retratar bem essa história aqui no livro, o que é muito importante para vermos realmente a importância das ações para tirar aquelas pessoas de lá”, disse.


A escritora do livro, a jornalista Anna Garske, falou sobre a obra. “Este é um dia muito festivo para nós que realizamos o livro. Ele foi escrito por mim, mas passou por muitas mãos até ser concluído. Ele retrata uma história de décadas de lutas e transformações até que o Parque Imperatriz chegasse ao patamar que está nos dias atuais. Não foram poucas lutas, mas foram muitas vitórias”, contou.


Fonte: PMSL

Comentários


1230x1020-START-Me-Leva-Pra-Casa
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page