Lula e Trump conversam sobre Conselho da Paz em Gaza e acertam visita aos EUA em fevereiro
- Start Comunicação

- há 1 hora
- 1 min de leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, na manhã desta segunda-feira (26), com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo nota do Palácio do Planalto, Lula sugeriu que Trump incluísse um assento para a Palestina no Conselho da Paz, órgão idealizado e presidido pelo norte-americano, além de defender que o colegiado se concentre exclusivamente nas discussões sobre a Faixa de Gaza.
Durante a conversa, Lula também voltou a defender uma reforma ampla da ONU, com a ampliação do número de membros permanentes do Conselho de Segurança. O presidente brasileiro foi convidado a integrar o novo conselho, mas ainda não respondeu formalmente. Recentemente, Lula criticou a iniciativa, afirmando que Trump estaria tentando criar uma “nova ONU”.
Os dois líderes trataram ainda da situação na Venezuela, com Lula reforçando a importância da manutenção da paz no continente, e discutiram o combate ao crime organizado, com destaque para cooperação contra lavagem de dinheiro, tráfico de armas, congelamento de ativos e troca de informações financeiras — propostas que, segundo o Planalto, foram bem recebidas por Trump.
Na área econômica, ambos destacaram o fortalecimento das relações bilaterais e celebraram a retirada de parte das tarifas sobre produtos brasileiros, vista como positiva para o crescimento dos dois países.
A conversa durou cerca de 50 minutos e incluiu o acerto de uma visita de Lula aos Estados Unidos, ainda sem data definida, prevista para após viagens do presidente brasileiro à Índia e à Coreia do Sul.
FONTE: Agência Brasil































Comentários