top of page
Buscar

Maior operação da história da Polícia Civil ocorre nesta terça-feira (19), no Vale dos Sinos


Agentes reunidos na Fiergs, em Porto Alegre, antes da ofensiva | Imagem: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Após um ano e meio de investigação da 1ª Delegacia de Sapucaia do Sul, com apoio do Ministério Público (MP), a Polícia Civil realiza nesta terça-feira (19) uma grande operação com cerca de 1,3 mil agentes, em quatro Estados, contra lavagem de dinheiro de uma facção gaúcha que tem base no Vale do Sinos.


Ao todo, são 1.368 mandados judiciais. Somente de prisão são 66, sendo que alguns estão sendo cumpridos dentro de 14 presídios — um deles federal —, tendo como alvo líderes que comandavam crimes de dentro das cadeias.


A ofensiva ainda visa apreender 102 veículos e duas aeronaves, bem como 38 imóveis em várias cidades. A polícia também obteve do Judiciário 812 bloqueios fiscais, financeiros e ligados à bolsa de valores. Houve o sequestro judicial de 190 contas bancárias.


O objetivo básico, segundo o delegado Gabriel Souza, é atacar as finanças de uma das maiores facções do Estado que está por trás do tráfico de armas e drogas, inclusive com o envio de entorpecentes por meio de drones para penitenciárias, mas também envolvida no roubo de carros e em assaltos. A organização também se envolveu na disputa com outro grupo, de Porto Alegre, que deixou 25 mortos em pouco mais de um mês.


Além da Polícia Civil, participam as polícias de SC, PR e MS, assim como Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e Departamento Penitenciário Nacional (Depen).


Segundo a polícia já foram detidos dois criminosos.


Moradores de São Leopoldo relataram, por volta das 6h30 da manhã, helicópteros sobrevoando a região.


Fonte: GZH


0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page