Mais de 21 mil alunos retornam às salas de aula da Rede Municipal de Ensino de São Leopoldo
- Start Comunicação

- 21 de fev. de 2024
- 2 min de leitura

Com alegria, alto-astral e muitas atividades mais de 21 mil estudantes da Rede Pública Municipal de Educação de São Leopoldo foram recebidos nas escolas nesta quarta-feira (21), para o primeiro dia de aula do Ano Letivo 2024. Até o dia 20 de dezembro, data oficial do encerramento do segundo semestre, ocorre uma grande caminhada de conhecimento, que envolve um universo de atividades dentro e fora das 50 escolas municipais.
O prefeito Ary Vanazzi e o secretário de Educação (Smed), professor Ricardo Luz, acompanharam a chegada dos estudantes nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) São João Batista e Henrique Coelho Neto. “A transformação que fizemos na educação pública municipal é visível. Entendemos que as instituições precisam se modernizar, acompanhar o avanço e o desejo das crianças e adolescentes e ser um espaço que, além do aprendizado, incentive, agregue, crie oportunidades”, disse o prefeito.
A diretora da Emef São João Batista, Márcia Henning, deu as boas-vindas às crianças e jovens na quadra poliesportiva e falou sobre a importância das instituições serem espaços de trabalho coletivo. “Não adianta ter uma escola maravilhosa e uma boa equipe diretiva e de professores. É preciso uma escola que agregue, que tenha ao seu lado seus trabalhadores, a comunidade, os pais e mães. Eu aposto na escola pública e eu sei que daqui sairão grandes pessoas”, comentou.
Calendário Letivo
Durante o ano, diversas atividades esportivas, tecnológicas, pedagógicas e de integração acontecem dentro e fora do ambiente escolar:
Em março inicia o programa LeiturAção, com a formação de professores;
Em maio iniciam-se os Jogos Escolares Municipais com o desfile de abertura e as disputas de atletismo, tênis de mesa e xadrez;
Em junho tem o Desafio de Robótica e a Semana do Meio Ambiente.
Agosto é o mês da Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências (Motic);
Setembro começa com Feira do Livro e encerra com o São Léo Em Cine.;
Em outubro os escritores do programa LeiturAção iniciam as visitas nas escolas e ocorre a Semana da Sustentabilidade. Novembro tem Festival Estudantil de Artes e o Congresso Antirracista.
Novidades nas escolas
Muitos estudantes encontraram suas escolas diferentes. Durante as férias, a Smed realizou inúmeras obras de manutenção, reforma e adaptações do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI). “Alguns espaços ainda estão sendo finalizados e outras obras, que podem ser feitas durante o ano letivo, iniciam em breve. Há melhorias em telhados, salas de aula, refeitórios, banheiros, pátios, tudo para deixar os ambientes ainda melhores para receber os nossos alunos”, explica o titular da pasta, professor Ricardo Luz.
Além das obras a secretaria adquiriu mobiliário novo. São móveis externos (mesas de jogos, mesas de piquenique, lixeiras e floreiras) e internos (armários, nichos, mesas, cadeiras e classes).
Fonte: PMSL

































Comentários