top of page
Buscar

Mais de 3 mil sepulturas não têm cadastro de identificação nos cemitérios municipais de São Leopoldo


Imagem: Stephany Sander/ Correio do Povo.

Às vésperas do feriado de Finados, a Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos de São Leopoldo (Semurb) divulgou que mais de 3 mil sepulturas não têm cadastro de identificação nos três cemitérios municipais – nos bairros Cristo Rei, Feitoria e Fazenda São Borja. Conforme a pasta, os maiores desafios enfrentados são a superlotação e a falta de identificação nas sepulturas, sendo um dos motivos a realização de sepultamentos nos locais desde 1824, quando os primeiros alemães chegaram no Vale do Sinos.


Uma das maneiras de minimizar esse impacto é por meio do recadastramento de jazigos. Segundo o decreto nº 9.960/2021, as sepulturas que não possuírem cadastro de identificação atualizado podem ser consideradas abandonadas e retomadas pelo Poder Público.

A partir desta segunda-feira (30) até 15 de novembro, vai ser realizado um trabalho intensivo destinado ao recadastramento deste ano. É necessário que o responsável apresente, pelo WhatsApp ou presencialmente, documento com foto (RG e CPF), comprovante de endereço e certidão de óbito do familiar.

Além da atualização cadastral, a administração dos cemitérios realiza diversos trabalhos, como sepultamento, limpeza, manutenção estrutural e tem servidores à disposição nos três cemitérios e no centro administrativo. Mas só é possível garantir a qualidade desses serviços, se a taxa de manutenção for paga pelos responsáveis dos jazigos. Esse pagamento anual tem o vencimento no último dia útil do mês de dezembro, mas pode ser solicitada ao longo de todo o ano vigente pelo WhatsApp (51) 98924-6429, pelo e-mail adm.cemiterio@saoleopoldo.rs.gov.br ou presencialmente na Sala 5 do Ginásio Municipal Celso Morbach.


Qualquer dúvida sobre o recadastramento e a taxa de manutenção, entre em contato com o WhatsApp (51) 98924-6429 ou pelo número 22

Endereços dos cemitérios municipais, com atendimento de segunda a domingo das 8h às 17h:

  • Cemitério Municipal São Borja - Estrada Ivo Afonso, s/n.

  • Cemitério Municipal da Cidade (Cristo Rei) - avenida Theodomiro Porto da Fonseca, s/n.

  • Cemitério Municipal Pedro Carlos Becker (Feitoria) - avenida Imperatriz Dona Leopoldina, s/n.

Guilbert Trendt, da Redação Start

0 comentário

Commentaires


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page