Mandioca gigante de 112 kg é colhida em Santa Catarina após quatro horas de trabalho
- Mariana Santos - Jornalista - MTB 19788/RS
- há 3 horas
- 2 min de leitura

Um pé de mandioca com impressionantes 112 quilos e 2,3 metros de comprimento foi colhido após quatro horas de trabalho intenso em Pomerode, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. O feito surpreendente ocorreu na propriedade do casal Otávio e Wilma Hoeppner, e chamou a atenção não apenas pelo tamanho da raiz, mas também pela resistência exigida para retirá-la do solo.
“Nunca vi isso na vida”, afirmou Otávio, de 76 anos, ao relatar a colheita feita na última terça-feira (2). Diante da dificuldade, ele pediu ajuda ao jardineiro da propriedade vizinha para concluir a retirada da planta.
"Eu comecei a cavar. Quando estava liberando a raiz maior, fui verificar as outras também. Comecei a limpar e cavar, até que senti que estavam começando a soltar", contou Otávio.
A colheita começou por volta das 7h30 e só terminou às 11h30. No período da tarde, o agricultor usou um trator para transportar a mandioca até sua residência. O solo do terreno onde a planta se desenvolveu é composto por pedregulhos e macadame, o que torna o caso ainda mais curioso, já que essas condições costumam dificultar o crescimento radicular.
Segundo Otávio, o casal havia plantado cerca de 20 pés de mandioca, mas apenas um resistiu ao longo do tempo. "Cada vez que aparecia uma raiz ou rachadura, eu colocava terra adubada comprada de um amigo, junto com barro vermelho. E ela foi crescendo", explicou.
A raiz foi cortada e armazenada: 62 quilos de mandioca foram congelados pelo casal.
Colheita além do habitual
De acordo com Eneide Barth, extensionista rural da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), o peso médio de um pé de mandioca gira entre 6 e 8 quilos.
“Quantidades maiores podem ser obtidas em cultivos sob condições ótimas. O número de raízes por planta varia conforme a variedade”, afirmou.
Outro fator relevante no caso do casal Hoeppner foi o tempo de cultivo. Enquanto o comum é colher a mandioca entre um e dois anos após o plantio, a planta gigante foi colhida sete anos depois.
“Sendo uma planta perene, se tiver condições de desenvolvimento, ela continua crescendo. A adubação e o tempo de cultivo contribuíram muito”, explicou Eneide. Ainda segundo a especialista, a mandioca é uma cultura rústica e se adapta bem a solos menos férteis, mas responde com vigor quando recebe cuidados adicionais.
Fonte: Fronteira Notícias
留言