top of page
Buscar

Mesa Brasil Sesc distribuiu mais de 2,2 mil toneladas de alimentos no RS em 2021


Ações beneficiaram cerca de 123 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social | Imagem: Sesc Divulgação

Durante mais um ano, o Mesa Brasil Sesc seguiu com a missão de contribuir com a redução das carências nutricionais da população gaúcha e evitar o desperdício de alimentos. Superando os números do ano anterior, em 2021, o programa distribuiu 2.262.896 kg no estado, o que beneficiou 123.326 pessoas em situação de vulnerabilidade social, grande parte delas atendidas por 943 entidades cadastradas em 61 municípios.


As doações foram possíveis com o apoio de grandes empresas, mas também com a colaboração de grupos de amigos, pessoas físicas, pequenos produtores e pequenas empresas. Durante os 12 meses, foram registrados 578 doadores. Caso as entidades precisassem comprar o montante distribuído pelo Mesa Brasil, o total gasto, ou seja, o valor social, seria de R$12.532.285,89. A quantia economizada auxilia para que as instituições possam investir em outros aspectos necessários para o seu funcionamento, como reformas, pagamento de funcionários, aquisição de materiais, melhorias, entre outros.


Cada alimento ou valor financeiro é capaz de mudar a vida de muitas pessoas e foram diversas as ações que fortaleceram esse espírito solidário. Por exemplo, foram arrecadados alimentos durante a vacinação contra Covid-19, em supermercados, parques de diversões e eventos culturais. Itens foram entregues para abrigados no Gigantinho durante as semanas mais frias do ano e também auxiliaram famílias prejudicadas por temporais no interior do estado. Em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, a Campanha Poa que Alimenta levou 57 toneladas como cestas básicas para escolas, imigrantes, artistas e comunidades.


Entre as iniciativas do ano passado, estão ainda a distribuição de aves Chester no final do ano, peixes e camarões apreendidos pelo Ibama, além de caranguejos doados por uma empresa exportadora de Rio Grande. A campanha Pomar Solidário contou com a participação de produtores, que puderam dar um destino para o excedente de suas hortas e pomares e ainda complementarem refeições de muitas pessoas com frutas, verduras, legumes e hortaliças ricas em nutrientes.


Além da logística de entrega e campanhas de arrecadação, o Mesa Brasil Sesc promove ações educativas com o objetivo de capacitar mais pessoas para que utilizem os alimentos de forma integral, reduzindo o desperdício, e que tenham boas práticas para a manipulação dos mesmos. Foram realizadas no ano passado 288 oficinas e cursos, que contaram com a participação de 7.167 pessoas.


O Mesa Brasil Sesc é uma rede permanente de solidariedade que atua desde novembro de 2003 no Rio Grande do Sul com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Para alcançar essas metas, conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários. No Rio Grande do Sul, o Mesa Brasil Sesc é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana, Cachoeira do Sul, Ijuí, Erechim, Santa Maria, Rio Grande e Vales do Taquari e Rio Pardo.


Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade e das empresas gaúchas. "Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e estão fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas e de empresas do comércio de bens, serviços e turismo. Desde 2020 disponibilizamos nosso apoio também de forma virtual para continuarmos próximos dos gaúchos", afirma o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn. O dirigente lembra ainda que o portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.


Fonte: Sesc RS



0 comentário
Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page