Ministério da Saúde orienta teste a todas as crianças para identificar sinais de autismo
- Start Comunicação

- 20 de set.
- 2 min de leitura

Próximo ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Ministério da Saúde lança a nova linha de cuidado para Transtorno do Espectro Autista (TEA). O documento orienta que os profissionais da atenção primária façam o teste de sinais de autismo em todas as crianças entre 16 e 30 meses de idade como parte da rotina de avaliação do seu desenvolvimento.
A expectativa é que as intervenções e estímulos a esses pacientes ocorram antes mesmo do diagnóstico fechado. A atuação precoce é fundamental para autonomia e interação social futura.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou, nesta quinta-feira (18), no Centro Educacional de Audição e Linguagem Ludovico Pavoni, em Brasília, um pacote de ações voltadas às pessoas com deficiência.
Hoje estamos fazendo anúncios que reforçam as ações do Ministério da Saúde em parceria com estados, municípios, instituições, sociedade civil e comunidades que há tantos anos se envolvem no esforço de construir um cuidado de mais qualidade para as pessoas com deficiência, acolhendo também seus pais, mães e familiares que tanto se dedicam a esse tema”, afirmou o ministro.
A estimativa é que 1,0% da população brasileira viva com Transtorno do Espectro Autista. Os dados da pesquisa do IBGE apontam ainda que 71% dessa população apresenta também outras deficiências, o que reforça a necessidade de ações integradas no SUS. A Nova Linha de Cuidado lançada pelo Ministério da Saúde orienta gestores e profissionais de saúde sobre como deve funcionar a rede, da atenção primária aos serviços especializados, com foco no rastreio precoce e início imediato da assistência. O documento foi elaborado a partir de amplo diálogo com sociedade civil, estados e municípios.SÃO LEOPOLDO: o Sindicato dos Contabilistas de São Leopoldo realizou, na última quinta-feira(18), uma das atividades da X Semana da Contabilidade, marcada por um importante momento de atualização e troca de conhecimentos.
Na ocasião, a entidade recebeu o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC/RS), Marcio Schuch Silveira, e o presidente do Sindicato dos Contabilistas do Vale do Sinos, que participaram de um bate-papo sobre a Reforma Tributária com foco no Setor Imobiliário.
O encontro reuniu profissionais e estudantes da área contábil, proporcionando um espaço de diálogo, esclarecimentos técnicos e networking. O objetivo foi promover a atualização profissional e o fortalecimento da categoria diante das mudanças previstas no cenário tributário nacional.
O presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Leopoldo, Juliano Pedroso de Moraes, ressaltou a relevância do evento para a valorização da classe contábil e destacou a importância da integração entre entidades representativas e profissionais da área.
Da redação do www.startcomunicacaosl.com.br































Comentários