top of page
Buscar

Miss Universo Trans Luanna Isabelly denuncia youtuber americano IShowSpeed por transfobia no Carnaval do RJ


Imagem: reprodução/ YouTube.

A leopoldense Luanna Isabelly, vencedora do Miss Universo Trans 2023, denunciou um youtuber americano por transfobia. O episódio ocorreu na segunda-feira (12), durante o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, no sambódromo da Marquês de Sapucaí.


Em uma live transmitida na internet, Darren Jason Watkins Jr., conhecido como IShowSpeed, abordou Luanna e perguntou a idade dela., que respondeu que tem 28 anos.


O youtuber repetiu a idade dela engrossando a voz várias vezes durante o vídeo. Darren também falou: ""This might be an impostor among us ['talvez exista um impostor entre nós', em inglês]."


Naquele momento a Luana não percebeu que o youtuber estava zombando da sua identidade de gênero, mas o vídeo começou a circular no dia seguinte, terça-feira (13), e alguns amigos alertaram a modelo. O vídeo já tem mais de 1,4 milhão de visualizações.


Luanna registrou o boletim de ocorrência na quarta-feira (15) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância do Rio de Janeiro. O g1 tentou contato com a Polícia Civil do RJ, mas não obteve retorno.


Especialista em direito LGBTQIAPN+ e advogado de Luanna, Diego Cândido, afirma que uma eventual punição ao youtuber servirá de exemplo para que estrangeiros entendam que transfobia é crime no Brasil desde 2019.


"O caso é grave, pois envolve duas pessoas públicas, sendo a vítima a representante máxima da comunidade trans a nível mundial e por isso devem ser tomadas medidas drásticas visando à responsabilização do agressor nas esferas criminal e cível", fala.


A reportagem do g1 entrou em contato com o youtuber por e-mail na sexta-feira (16), mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.


Nas redes sociais, a organização do Miss Universo Trans publicou uma nota de repúdio ao ato do youtuber.


"Este ato de discriminação foi não apenas desrespeitoso, mas também desumano, minando a dignidade e a autoestima de Luanna diante de uma audiência global, na qual, está a frente como Miss Universe Trans, lutando contra o preconceito e a discriminação", diz a organização do concurso.


Fonte: g1


0 comentário

Commenti


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page