top of page
Buscar

Mulheres da política leopoldense se reúnem no Start News, no Dia Internacional da Mulher


As vereadoras estiveram reunidas no Programa Start News de terça-feira (8) | Imagem: Reprodução/Start Comunicação

Nesta última terça-feira (08), foi comemorado o Dia Internacional da Mulher e o Programa Start News entrevistou quatro mulheres influentes da cidade que contaram um pouco sobre suas vidas: Ana Affonso, vereadora de São Leopoldo pelo PT, Iara Cardoso, vereadora de São Leopoldo pelo PDT, Maria Inês Becker, ex-vereadora de São Leopoldo pelo MDB e Nadir Jesus, também vereadora do PT leopoldense. Todas elas representam o que é a política na cidade, trazendo voz para a minoria e fazendo com que as mulheres sejam vistas.


Mas para que a mulher tenha cada vez mais espaço seja na política, na medicina, ou no direito, precisa do apoio de todos, até mesmo de outras mulheres. “Eu acho que nós também temos uma pequena parcela de culpa nisso, esse movimento que vem tendo de buscar espaços é muito recente, é um processo lento, mas está em crescimento”, disse Maria Inês.


Para Iara Cardoso, o machismo é um dos maiores fatores neste quesito. “Nós vivemos em uma sociedade constituída por homens e para homens. A mulher sempre ficou como coadjuvante da vida. Os próprios partidos políticos são os responsáveis por tão poucas mulheres na área. Nós passamos por violência política dentro do nosso partido, e isso faz com que apareçam e sejam incentivadas as candidaturas laranjas. Nós não queremos apenas encher tabela, queremos fazer a diferença.”


Outro assunto que foi discutido na entrevista foi o feminicídio, que mesmo com diversas campanhas e esforços, os números seguem aumentando. “Olha o nível de feminicídio que acontece hoje no Brasil, quantas mulheres morrem por hora no país. O presidente, em 2021, não assinou uma declaração dos direitos humanos da ONU que orientava os países a constituir igualdade entre mulheres e meninas. Olha o que ele fez com a política de distribuição de absorventes, o tema da dignidade menstrual no Brasil, ele simplesmente vetou. Então se as mulheres não tomarem consciência que para mudar o nosso quadro de vida, a gente precisa da política, e saber que eles (homens) não farão por nós, que se não estivermos ali, nada será feito”, declarou Ana Affonso.


Outra forma de ter novas mulheres fortes e que ocupem espaços é com a conscientização, e para isso Nadir utiliza-se de seu espaço de fala: “O que nós estamos fazendo como mandato, como mulher, como professora, como mãe, é levar muitas falas para dentro das casas dessas mulheres. Principalmente daquelas que estão passando por situações difíceis. Então, quando a gente vai conversar com elas, nós tentamos, mesmo naquela hora de desespero, dizer que ela pode, ela consegue, você é capaz, nós estamos aqui por você. É isto, como vereadora, que eu estou fazendo, nós somos a resistência", desabafa Nadir.


O Dia das Mulheres é comemorado apenas no dia 8 de março, mas a sua luta e resiliência dura 365 dias, e para a maioria, a vida inteira. Mulheres como Maria, Ana, Iara e Nadir fazem a luta destas mulheres mais fáceis apenas por estenderem a mão e dizerem “eu acredito em você”.


O Programa Start News especial Dia da Mulher está disponível em nosso canal no Youtube e na Página do Facebook da Start Comunicação.


Andressa Deuner, redação da Start Comunicação

0 comentário
Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page