Mutirão de cirurgias em São Leopoldo inicia com 25 procedimentos de catarata
- Start Comunicação
- 19 de set. de 2022
- 1 min de leitura

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, a secretária municipal de saúde, Paula Silva, e a presidente do Hospital Centenário, Lilian Silva, acompanharam no sábado, dia 17 de setembro, as cirurgias de catarata do mutirão Nova Saúde São Léo, Atende Mais. Os primeiros pacientes da fila aguardavam há cerca de dois anos para a realização dos procedimentos. Em conversa com os acompanhantes que aguardavam o retorno dos pacientes, o prefeito destacou o objetivo de zerar a fila de espera. "Não recebemos recursos para fazer as cirurgias de catarata, quem recebe é outra região. Mas, como temos uma fila de espera de muito tempo, decidimos buscar recursos para resolver a situação de todos que aguardam."
A secretária da Saúde, Paula Silva, lembrou que a espera afeta não apenas o paciente, mas também a família como um todo. "A catarata é uma doença que afeta a autonomia da pessoa, demandando um envolvimento familiar importante." A presidente do Hospital Centenário, Lilian Silva, destacou a importância do trabalho conjunto da rede municipal de saúde para a retomada de cirurgias, como as de catarata, onde o hospital executa os procedimentos. "É uma etapa extraordinária que demonstra a capacidade do Hospital Centenário de atender a população. Estávamos há dois anos sem recursos para poder realizar esse procedimento.”
A senhora Estela Rangel, de 88 anos, era uma das pacientes que aguardava com expectativa. Sua filha, Sueli, destaca a alegria da família com o chamamento da secretaria municipal da Saúde. "Estamos muito felizes e ansiosos para que dê tudo certo."
Fonte: PMSL
Comments