top of page

Médico defensor da Ivermectina contra a Covid-19 recebeu 224 mil euros da farmacêutica do remédio


Pagamentos acontecem há mais de oito anos por meio de consultorias e patrocínios de conferências | Imagem: Reprodução

O médico português Antonio Pedro Machado, um dos principais defensores da Ivermectina para o tratamento da Covid-19 na Europa, recebeu, desde 2014, mais de 224 mil euros da farmcêutica A. Menarini Portugal, que pertence ao Menarini Group, empresa que produz medicamento à base de Ivermectina (o Ivecop). As informações são da CNN de Portugal.


Ao todo, Machado recebeu 224.184 euros de diversas formas diferentes. Uma parte era por meio de patrocínios para conferências e outra parte em pagamentos por consultorias ao grupo farmacêutico. Um evento organizado pelo médico em 2021 recebeu 119 mil euros da A. Menarini Portugal.


Diante das denúncias, o médico se pronunciou e admitiu que fez trabalhos de consultoria para a Menarini. Questionado se a defesa da Ivermectina contra a Covid-19 configurava um conflito de interesses, não quis se pronunciar.


Outras polêmicas


Além de defender a Ivermectina, o médico também falou contra as vacinas. Durante uma transmissão nas redes sociais no último mês de janeiro, ele afirmou que os estudos relacionados a imunização citados por instituições, como a Organização Mundial de Saúde e a Agência Europeia do Medicamento, foram “deturpados”, “forjados” e “inventados”.


Fonte: UOL



Comments


WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
2.png
bottom of page