Nova UBS Cohab Duque reforça saúde básica de São Leopoldo
- Start Comunicação
- 3 de set. de 2021
- 2 min de leitura

A partir desta quinta-feira, 3 de setembro, a comunidade do bairro Duque de Caxias passara a viver um novo momento na saúde pública. Foi realizada hoje a entrega oficial da Unidade Básica de Saúde (UBS) Duque de Caxias reformada e ampliada. Através da parceria entre o município e a Unisinos, prevista no Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino e Saúde (Coapes), o local ganhou mais 146 m² de área com recepção, cinco consultórios gerais, um específico para ginecologia, banheiros com adaptação e sala de educação em saúde. Outros 80 metros quadrados foram reformados. A obra se soma com as unidades Cohab/Feitoria, Vila Brás e Santa Marta.
Presente na inauguração, o prefeito Ary Vanazzi reforçou que o foco da gestão é na atenção básica. “Comecei a valorizar a saúde preventiva ouvindo o famoso médico Adroaldo Diesel, da nossa cidade. Aprendi que se gasta muito menos investindo na medicina preventiva. Tratar doenças no início, sem deixar agravar, perto do local onde o usuário vive. Evita desgaste, transporte. Isso agiliza. As UBS possuem esse papel fundamental. Nisso que estamos apostando em parceria com a Unisinos”, ressaltou.
O espaço será destinado para atender a demanda de profissionais e para as práticas dos estudantes de graduação dos cursos da Escola de Saúde e dos Programas residência multiprofissional e médicos. O recurso investido foi de R$ 810 mil. previsto nas contrapartidas do Coapes. “Foi uma luta árdua efetivar esse projeto. Aqui teremos um salto enorme na qualidade do atendimento, pois junta a experiência dos servidores da rede com o conhecimento recém adquirido pelos estudantes em seus centros de pesquisa na universidade”, salientou o secretário da Saúde Marcel Frison. Cerca de 1,2 alunos atuam na rede municipal de saúde.
A professora Cláudia de Salles Stadtlober, coordenadora do curso de Medicina da Unisinos, valorizou o sucesso da integração entre Prefeitura e universidade. “A gente está construindo uma história que está se reforçando. A enfermagem já está aqui há 20 anos. Trabalhamos com essa integração. Para nós é uma alegria trabalhar com esse projeto. Além de entregar uma infraestrutura de qualidade, teremos um professor de 40 horas acompanhando os alunos”, informou.
Participaram do ato a presidente da Câmara Ana Affonso (PT), a vereadora Iara Cardoso (PDT), o vereador Fabiano Haubert (PDT), o secretário Nestor Schwertner (Segurança), Angélica Severo (Orçamento Participativo) e Nelson Spolaor (Geral).
Novos atendimentos
- Internato de Medicina de Família
- Graduação de enfermagem em saúde do idoso
- Estágio Serviço/Escola – Multiprofissionais
Fonte: PMSL
Comments