Novas conselheiras do Comdim tomam posse e reforçam compromisso com políticas públicas para mulheres
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- há 1 dia
- 2 min de leitura

As novas conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) de São Leopoldo tomaram posse nesta terça-feira, 11 de novembro, em cerimônia realizada na sala de reuniões do gabinete do prefeito, no Centro Administrativo. A nova gestão marca o início do biênio 2025/2027 e simboliza um novo ciclo de continuidade e renovação nas políticas públicas voltadas às mulheres do município.
Antoninha Della Mea Lima, representante do Centro Ecumênico de Capacitação e Assessoria (CECA), foi eleita presidenta do Comdim. A vice-presidência será ocupada por Amanda Backes Homem, da Secretaria de Políticas para Mulheres (Sepom). Já as secretarias ficaram com Jussara Maria dos Santos Badia, representante do PL Mulher (1ª secretaria), e Raquel Azevedo, da União Brasileira de Mulheres (UBM) (2ª secretaria).
Durante o ato, a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Regina Caetano, destacou a importância da união feminina na luta por igualdade.
“A gente precisa se unir. Hoje, se falamos em número de mulheres eleitas, somos menos de 15%. Falamos muito em nos defender e em direitos, mas na hora de nos dar as mãos, nos dividimos. Que este conselho seja pautado na união, que possamos nos cuidar e trabalhar juntas por um só propósito”, afirmou.
A secretária de Políticas para Mulheres, Amanda Homem, deu as boas-vindas às novas integrantes e reforçou o papel do Comdim como espaço de acolhimento e construção coletiva.
“Esta nova composição marca um momento importante de continuidade e renovação do compromisso que este conselho representa. Que possamos compartilhar experiências e fortalecer, juntas, o compromisso com as políticas públicas voltadas às mulheres”, disse.
A ex-presidenta do Comdim, Giovana Giongo, também participou da cerimônia e lembrou que sua gestão priorizou a descentralização das ações.
“Somos múltiplas, com diversos recortes. Nossa política pública precisa ser para todas, especialmente para aquelas em maior vulnerabilidade e com mais dificuldade de acesso aos serviços”, afirmou.
A eleição das novas entidades que compõem o Conselho para o biênio 2025/2027 ocorreu em 24 de outubro, na Secretaria Municipal de Educação (SMED), conduzida pela Comissão Eleitoral com apoio da Sepom e da Prefeitura de São Leopoldo. O processo contou com ampla participação de grupos e instituições comprometidos com o fortalecimento das políticas públicas e o diálogo entre comunidade e poder público.
Entidades titulares eleitas: Centro Ecumênico de Capacitação e Assessoria (CECA), Partido dos Trabalhadores (PT), União Brasileira de Mulheres (UBM), Associação Leopoldense de Deficientes (ALDEF), Associação Meninos e Meninas de Progresso, Mulheres Faith, PL Mulher e Igreja ABA São Leopoldo.
Entidades suplentes: Associação Patriota Conservadora (APC), AMT PDT São Leopoldo, Coopercultura, Coordenadoria de Cavalgadas Femininas de São Leopoldo, Cooperativa Nova Geração, Mulheres PSOL São Leopoldo, Coletivo Ocupação Feminista e NUMEC.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
































Comentários