top of page

Novembro Negro teve celebração do Dia Nacional da Umbanda


ree
O Dia Nacional da Umbanda foi instituído pela lei federal nº 12.644 de 2012. | Imagem: divulgação/ PMSL.

Uma celebração especial marcou o Dia Nacional da Umbanda em São Leopoldo. A atividade foi realizada nesta segunda-feira, dia 15 de novembro, no Território Sagrado, localizado próximo ao Rio dos Sinos.


O ato simbólico foi organizado pelo Conselho Municipal de Povos Tradicionais de Matriz Africana (Compotma) e Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEDHU), reunindo coletivo de tamboreiros, corais, conselheiros municipais do Compotma, a secretária municipal de Direitos Humanos, Paulete Souto, a chefe do Departamento de Igualdade Racial, Adriângela Cabral, entre outras pessoas. A atividade faz parte da programação do Novembro Negro promovido pela Prefeitura de São Leopoldo e diversos parceiros da sociedade civil.


“Foi a primeira vez na história de São Leopoldo que foi feita uma cerimônia religiosa de umbanda em um espaço público com esta visibilidade. Estamos felizes por compartilharmos este momento com tantas pessoas, incluindo visitantes de outros municípios que vieram apoiar a iniciativa de cuidar o território sagrado”, afirmou a chefe do Departamento de Igualdade Racial da SEDHU, Adriângela Cabral.


De acordo com Adriângela Cabral, ontem foram celebrados 113 anos da Umbanda. “Muitos se perderam neste caminho por causa da intolerância e nossa tradição é uma resistência. Uma luta diária, algo que não é escrito, que se dá na oralidade. Se fazer presente com uma tradição tão antiga e ainda manter os pilares é algo muito emocionante”, destacou.

Sobre a Umbanda


O Dia Nacional da Umbanda foi instituído pela lei federal nº 12.644 de 2012.


*A Umbanda é uma religião criada no Brasil, marcada por expressivo sincretismo, pois mescla elementos do Candomblé, do Catolicismo, de religiões de matriz indígenas e do Espiritismo.


A data, 15 de novembro, faz referência ao dia em que essa religião teria surgido, no ano de 1908. Embora essa versão não seja unânime entre as federações umbandistas, foi a proposta que prevaleceu durante a 1ª Convenção Anual do Conselho Nacional Deliberativo da Umbanda (Condu), realizada em 1976, com a representação de 25 federações de todo o país.

A Umbanda tem como mentores os Caboclos e os Pretos-Velhos e adota para si o princípio de ser uma religião voltada para os humildes, símbolo da igualdade que deve existir entre todos, estejam encarnados ou desencarnados. (fonte: Fundação Cultural Palmares).


A atividade faz parte da programação do Novembro Negro.


Confira as próximas atividades:


16 de novembro

Conferência “A disputa da identidade cultural: tradição popular e heteroidentificação”

Horário: 19h30

Local: Página NAEBI Lives


Webinar: Lançamento de Livros: “Não somos filhos sem pais: história e teologia do Batuque do RS” e “Afroteologia: construindo uma teologia das tradições de matriz africana”;

Horário: 19h;

Local: Página EST.


17 de novembro

Abertura da VI Conferência de Igualdade Racial

Horário: 16h;

Local: Câmara Municipal de Vereadores;

*o encerramento da Conferência será no dia 19 de novembro. às 16h no Teatro Municipal.


Conferência “Arte como forma de resistência e ferramenta de educação”

Horário: 8h30;


Webinar: Encontro sobre Educação Étnico-Racial da 2ªCRE de SL:“Educação das relações étnico-raciais: questões afro e indígena”

Horário: 10h;

Local: Página EST.


UNISINOS – Conferência – Desconstrução das práticas racistas

Horário: 19h30;

Local: página da Unisinos.


Fonte: PMSL


Comentários


1230x1020-START-Me-Leva-Pra-Casa
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page