top of page
Buscar

"Novo Campus do IFSul em SL deve receber 1,2 mil alunos", detalham Juliano Maciel e Renata de Matos


Imagem: Guilbert Trendt/ Start Comunicação.

Nesta segunda-feira (11), o Programa Start News recebeu o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico de São Leopoldo, Juliano Maciel, e a assessora de Assuntos Intersetoriais da Secretaria de Educação da cidade, Renata de Matos, que comentaram sobre o trabalho que está sendo feito com o objetivo de trazer um Campus do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) para São Leopoldo.


Juliano começou explicando que o prefeito Ary Vanazzi designou um grupo de trabalho focado em criar uma mobilização política para garantir a vinda do IFSul. "Seria um campus de nível 1, para 1.200 alunos, aquilo que o IFSul tem de melhor para ofertar. A gente está tentando deixar esse legado para as próximas gerações. É uma possibilidade de qualificar nossa mão de obra, construir um futuro profissional e suprir as vagas que são geradas aqui na cidade", destacou o titular da Sedettec.


"É uma carência do nosso município a falta de oferta de vagas para ensino médio, ainda mais profissionalizante, como é o IFSul. Será importante para o jovem ter acesso para mudar sua trajetória de vida.", afirmou Renata. O Centro de Evento de São Leopoldo, no bairro Fazenda São Borja, seria o local cedido pelo governo municipal. "Já elaboramos um documento que manifesta o interesse do município ao governo federal, em que apresentamos a cidade, as potências econômicas, das escolas e da comunidade, explicando porque nos entendemos que temos condição e necessidade de receber esse campus", detalhou a assessora da Smed.


"A grade curricular que for ofertada aqui tem que se adequar com aquilo que a cidade tem de oportunidades", garantiu Juliano. Atualmente, são 14 polos do IFSul no Estado e existem outras cidades que também estão interessadas em receber Campus – Canela e Canguçu também já manifestaram interesse. "A qualififcação de mão de obra local é um grande atrativo às empresas. O IFSul prepara para uma ação reflexiva do trabalho. O trabalhador ganha noção da importância que seu trabalho tem para o crescimento da empresa", explicou o gestor.


Nessa segunda, acontece a Audiência Pública que vai debater todo esse tema com a comunidade, no auditório do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas (Sindimetal), a partir das 16h. "Não significa que quem não puder participar dessa atividade, não possa se engajar em outros momentos. Esse é apenas o movimento mais expressivo desse início que estamos organizando. Será debatida a importância da nossa cidade ter um campus como esse e pretendemos constituir um comitê popular permanente em defesa e apoio da implantação do IFSul", esclareceu Renata.


A gravação do Programa Start News está disponível nos canais da TV Start News no YouTube e Facebook, e tem reprise nesta segunda-feira (11), às 20h10, na radiostart.com.br.


Confira a entrevista completa:

Gustavo Bays, da Redação Start


0 comentário

Commentaires


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page