top of page

"O Bicentenário precisa se afastar dos extremos", diz secretário de Cultura, Marcel Frison

Atualizado: 14 de dez. de 2023

ree
Imagem: Gustavo Bays/ Start Comunicação

Nesta quarta-feira (13), o Programa Start News recebeu o secretário de Cultura e Relações Internacionais de São Leopoldo, Marcel Frison, que comentou sobre as preparações para os 200 anos da Imigração Alemã no Brasil.


O convidado iniciou falando dos projetos para o Bicentenário da Imigração Alemã em São Leopoldo. "Queremos criar bases no sentido de discutir o futuro. Então sábado (16) vamos lançar, na Faculdades EST, uma linha do tempo marcando cada 20 anos desse Bicentenário, serão 10 marcações temporais, que depois serão transformados em esculturas e instalações físicas. Até março de 2024, queremos que isso esteja pronto, vamos ter viva nossa história. Serão estruturas móveis que poderão ir para diferentes lugares", adiantou.


Em seguida, Marcel falou sobre a chegada dos alemães na cidade em 1824. "Oficialmente, São Leopoldo foi virar uma cidade em 1846, e também já existiam pessoas antes da chegada dos alemães. Mas a gente tem que encontrar um marco histórico para que tenhamos um consenso entre nós, para todos falarem a mesma língua", destacou.


O secretário de cultura reforçou qual a avaliação sobre o assunto. "Um território se tranforma em uma cidade quando as pessoas começam a tratar aquele espaço como seu lar. Até a chegada dos alemães, esse território tinha uma lógica mercantilista, se explorava o território aqui e mandavam o que produziam para fora do país. Com a chegada dos imigrantes alemães começa uma posição de desenvolvimento local", salientou.


Marcel Frison, também enfatizou as diferentes opiniões sobre a comemoração dos 200 anos. "O Bicentenário precisa se afastar dos extremos. Tem uma turma mais à Direita que quer fazer uma apologia da etnia alemã, em nível de superioridade. Tem uma turma da Esquerda que quer desprezar totalmente a presença dos alemães, que aqui seria terra dos índios. Precisamos nos afastar dos dois polos. Temos que reconhecer a grande contribuição da imigração alemã e reconhecer também que tiveram outros atores, temos que construir isso juntos", salientou.


O secretario também falou de uma proposta ousada para os próximos meses. "Estamos inclusive articulando, sendo audaciosos, tentando trazer a ex-chanceler da Alemanha, Angela Merkel, em março para cá. Uma hipótese, nada confirmado", projetou.


Foram também adiantadas a situação das entregas do dia 25 de julho de 2024. "Na data histórica devemos estar com o monumento do Bicentenário pronto para inaugurar, o Museu do Trem pronto para inaugurar. Estará em obras a Casa do Imigrante e a Praça do Imigrante", detalhou.

A gravação completa do Programa Start News está disponível nos canais da TV Start News no YouTube e Facebook, e tem reprise nesta quarta-feira (13), às 20h10, na radiostart.com.br. Confira a entrevista completa:

Gustavo Bays, da Redação Start



Comentários


1230x1020-START-Me-Leva-Pra-Casa
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page