top of page

O dia 04 de março na história e seus fatos marcantes

O balé "O Lago dos Cisnes" é apresentado pela primeira vez

ree

No dia 4 de março de 1877 aconteceu a estreia mundial do balé "Lago dos Cisnes", de Tchaikovsky Pytor, no Teatro Bolshoi, em Moscou. A primeira grande obra do compositor foi um sucesso na época, tanto que hoje este espetáculo é considerado um dos melhores do gênero. A bailarina Pelageya Karpakova, escolhida para representar a protagonista, sofreu críticas por seu desempenho. Depois disso, algumas alterações foram realizadas na partitura e, enquanto a produção fazia as adaptações, o público foi se familiarizando com a música. A partir de então, começaram a aparecer as primeiras impressões favoráveis.


Nasce Tancredo Neves, político brasileiro

ree

No dia 4 de março de 1910 nascia, em São João del Rei (MG), Tancredo Neves, advogado, industrial, administrador e político. Ele foi vereador de São João del Rei, deputado estadual (1947-1951), deputado federal em cinco legislaturas e senador (1979-1983). Também foi ministro da Justiça de Getúlio Vargas (junho de 1953 a agosto de 1954), tendo passado pela grave crise política que levou Vargas ao suicídio. Em seguida, foi diretor do Banco de Crédito Real de Minas Gerais (1955-1956) e do Banco do Brasil (1956-1958), além de secretário de Finanças de Minas Gerais (1958-1960) e presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (1960-1961). Em setembro de 1961, assumiu como primeiro-ministro do governo parlamentarista de João Goulart, cargo que ocupou até 26 de junho de 1962. Após passar por várias legislaturas como deputado federal e também uma como senador, em 1982, foi eleito governador de Minas Gerais pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Renunciou ao governo estadual em agosto de 1984 para disputar a presidência da república pelo colégio eleitoral, em janeiro de 1985. Venceu a eleição, a primeira realizada democraticamente após 21 anos de regime militar, mas adoeceu gravemente na véspera da posse. Ele morreu no 21 de abril de 1985, em São Paulo, causando comoção nacional. Mesmo sem nunca ter tomado posse, é oficialmente reconhecido como um dos ex-presidentes do Brasil.


John Lennon diz que os Beatles eram mais populares do que Jesus Cristo

ree

Em 4 de março de 1966, John Lennon se envolveu em uma das maiores polêmicas de sua carreira. Durante uma entrevista ao jornal britânico Evening Standard, o músico afirmou que os Beatles eram mais populares do que Jesus Cristo. A declaração não causou controvérsia quando veiculada originalmente no Reino Unido. Mas, meses depois, assim que foi republicada em uma revista para adolescentes nos Estados Unidos, houve reações iradas por parte de comunidades cristãs.


A frase completa foi a seguinte: "O cristianismo vai desaparecer e perder a relevância. Isso é indiscutível, o tempo irá provar que estou certo. Nós somos mais populares do que Jesus neste momento. Eu não sei qual será o primeiro a acabar - o rock 'n' roll ou o cristianismo. Jesus até que era legal, mas seus seguidores eram burros e vulgares".


Depois da declaração, algumas estações de rádio dos EUA pararam de tocar músicas dos Beatles. Além disso, seus discos foram queimados em público. A controvérsia coincidiu com a turnê do grupo pelo país, em agosto de 1966. Lennon e o empresário da banda, Brian Epstein, tentaram minimizar a crise concedendo uma série de entrevistas coletivas. Algumas delas tiveram que ser canceladas, após os músicos sofrerem ameaças.


A polêmica cruzou as fronteiras dos Estados Unidos. Na Cidade do México houve manifestações contra o grupo, e vários países, como a África do Sul e a Espanha, decidiram proibir a música dos Beatles em estações de rádio. O Vaticano também divulgou uma nota condenando os comentários de Lennon.


Logo após a controvérsia, Lennon pediu desculpas pelo comentário, afirmando que "se eu tivesse dito que a televisão era mais popular que Jesus, eu poderia ter me safado". Alegando ter sido mal interpretado, ele disse que estava simplesmente fazendo um comentário sobre como outras pessoas viam a popularidade da banda. "Não sou contra Deus, nem anticristo, nem contra a religião", declarou na ocasião.


Imponente Ponte Rio-Niterói é inaugurada

ree

No dia 4 de março de 1974 era inaugurada a Ponte Presidente Costa e Silva, unindo as cidades do Rio de Janeiro e de Niterói por meio de um ousado projeto de construção civil, com quase 13 quilômetros de extensão e até 70 metros de altura no trecho do vão central. Uma obra desta magnitude precisou superar vários obstáculos: foram seis anos de construção, uma série de imprevistos, incluindo dificuldades nas fundações e a morte de operários. A solenidade de inauguração aconteceu em duas etapas: a primeira, com o governador Chagas Freitas, pelo lado carioca, cortando uma fita simbólica; e a segunda, com aproximadamente 10 mil pessoas, do lado fluminense, que contou com a presença de ministros, governadores, militares, religiosos, além de uma multidão que invadiu as pistas da ponte após sua inauguração. A travessia da ponte foi aberta ao público na manhã seguinte. Além de ser um marco na engenharia brasileira, a obra também se transformou em símbolo de integração e desenvolvimento econômico do estado do Rio de Janeiro.


Lançado o PlayStation 2, o console mais vendido de todos os tempos


ree

O PlayStation 2 (PS2), o console mais vendido da história e o preferido de muitos gamers, foi lançando no Japão no dia 4 de março de 2000. O PS2 chegou ao mercado na esteira do sucesso do PlayStation, que marcou a entrada vitoriosa da Sony na indústria dos videogames. Os principais rivais na época eram empresas como a SEGA e a Nintendo.

Apenas em seu primeiro dia de vendas, o PS2 atingiu a incrível marca de US$ 250 milhões em vendas. Era difícil encontrar o produto das prateleiras tamanha a procura.

Em outubro de 2000, o produto foi lançado na América do Norte e, posteriormente, em novembro, na Europa. No Brasil, o PS2 só chegou ao mercado, oficialmente, em 2009.

O videogame foi fabricado ao longo de 13 anos - uma outra marca incrível do console -, que só saiu de produção em 2013. Outro número impressionante é o de jogos lançados para o PS2: 3.874 títulos, com mais de 1.5 bilhão de cópias vendidas. Alguns games de grande sucesso foram God of War, Final Fantasy X, Metal Gear Solid 3: Snake Eater, GTA: San Andreas e Gran Turismo 4.

De acordo com dados da Sony, o PS2 já venceu mais de 150 milhões de unidades no mundo todo. No seu auge, recebeu títulos originais como Devil May Cry, Guitar Hero, Kingdom Hearts, além de séries como Pro Evolution Soccer, Harry Potter, Resident Evil, Final Fantasy e sucessos da Midway, como Mortal Kombat Deadly Alliance, Mortal Kombat Deception, Mortal Kombat Shaolin Monks e Mortal Kombat Armageddon. No Brasil, um dos jogos mais procurados era o Winning Eleven.

Alguns fatores foram decisivos para o sucesso estrondoso do PS2: o console era compatível com os games do seu antecessor (a chamada quinta geração); além de ser um videogame, também era DVD player, uma tecnologia em alta na época, mas cujos aparelhos possuíam alto custo; o videogame tinha um preço bastante competitivo. Seu valor de mercado, inclusive, derrubou o principal rival, o SEGA Dreamcast. Apenas depois do lançamento do PS2 é que surgiram o Nintendo GameCube e o Microsoft Xbox, mas a Sony seguiu mantendo a liderança no mercado durante muitos anos com o console.

No final de 2004, a Sony lançou a versão “slim” do console, menor, mais leve e mais barata, com modem para jogar online. Em 2006, mesmo com o anúncio do PlayStation 3, a produção do PS2 não parou. Fonte: history.uol.com.br/ Pesquisa de Bado Jacoby





Comentários


1230x1020-START-Me-Leva-Pra-Casa
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page