top of page

O dia 05 de fevereiro na história e seus fatos marcantes

Tempos Modernos, de Charles Chaplin, é lançado

ree

Considerado um dos maiores clássicos da história do cinema, Tempos Modernos, de Charles Chaplin, era lançado em um dia como este, no ano de 1936, no Teatro Rivoli, em Nova York. O filme levou três anos para ser produzido pelo cineasta britânico. Nele, seu famoso personagem Carlitos ("The Tramp", no original) tenta sobreviver no mundo moderno e industrializado. A obra é considerada uma forte crítica a vários sistemas econômicos e políticos de nossa sociedade, assim como um ataque às más condições de trabalho dos operários depois da Revolução Industrial.


Apesar de aclamado pela crítica, não recebeu sequer uma indicação ao Oscar. Tempos Modernos também é considerado o último grande filme mudo da história. Apesar disso, o filme de Chaplin possui algumas falas, como no momento em que ele canta uma música misturando italiano, francês e espanhol.


Nasce o cartunista Henfil

ree

No dia 5 de fevereiro de 1944 nascia em Ribeirão das Neves (MG) Henfil, cartunista, jornalista e escritor, criador de personagens de histórias em quadrinhos, como os fradinhos Baixim e Cumprido, a ave Graúna, o bode Orellana, Capitão Zeferino e Ubaldo, o paranoico. O cartunista também foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores. Henfil morreu no dia 4 de janeiro de 1988, no Rio da Janeiro, vítima de Aids, doença contraída em uma transfusão de sangue. Hemofílico, ele tinha a saúde precária, assim como seus dois irmãos, Herbert de Sousa, o Betinho, e Francisco Mário, que também morreram de Aids. Henfil ainda tinha outras cinco irmãs. Registrado com o nome Henrique Souza Filho, ele começou a carreira na Revista Alterosa. O apelido foi invenção do editor Roberto Drumond, que juntou as primeiras sílabas dos nomes Henrique e Filho. Depois, passou pelo Diário de Minas, Jornal dos Sports e colaborou com as revistas Visão, Realidade, Placar e O Cruzeiro. Em 1969, estreou os fradinhos em O Pasquim. Em 1972, ingressou no Jornal do Brasil, onde criou Zeferino e seus amigos da caatinga, Graúna e Orellana. De 1977 a 1980, escreveu suas Cartas da Mãe, na Revista Isto É. Henfil Também foi autor dos livros Hiroxima, meu humor, Diário de um cucaracha, Diretas Já, Henfil na China, Fradim de libertação, e Como se faz humor político. Foi co- autor da peça A Revista do Henfil, além de escrever, dirigir e atuar no filme Tanga - Deu no New York Times.


Golpe Militar: Castelo Branco edita Ato Institucional AI-3

ree

No dia 5 de fevereiro de 1966 foi editado o Ato Institucional Número Três, ou AI-3, pelo presidente brasileiro Humberto de Alencar Castelo Branco. Com isso, ficou definido que a eleição de governadores e seus vices seria de forma indireta, por meio do colégio eleitoral estadual. Os prefeitos das capitais e das cidades de segurança nacional seriam indicados por nomeação pelos governadores, com aprovação das assembleias legislativas. Também ficou estabelecido o novo calendário eleitoral, com o pleito presidencial para o dia 3 de outubro e para o Congresso, em 15 de novembro. O AI-3 foi editado por conta de uma possível derrota que a Arena, partido do governo militar, sofreria nas eleições dos governos de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, estados que concentram a maior parte da população brasileira.


Kirk Douglas, lenda do cinema mundial, morre aos 103 anos

ree

Kirk Douglas, lenda do cinema mundial, morreu em 5 de fevereiro de 2020, aos 103 anos. A saúde do ator estava debilitada desde 1996, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). O artista, que se consagrou no papel principal do filme "Spartacus" (1960), foi indicado três vezes ao Oscar.


Filho de imigrantes judeus vindos da Rússia, Douglas nasceu em 1916 na cidade de Amsterdam, no interior do estado de Nova York, nos Estados Unidos. Ele decidiu virar ator quando criança, depois de ser aplaudido ao recitar um poema no jardim de infância. Antes de ingressar na carreira artística, serviu nas Forças Armadas dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, Douglas voltou a Nova York, onde trabalhou no rádio, teatro e comerciais.


Em 1946, Douglas estreou no cinema atuando no filme “O Tempo Não Apaga”. Nos anos seguintes, ele se consagrou como um dos principais atores de Hollywood. O ator participou de mais de 80 filmes, entre eles, clássicos como "A Montanha dos Sete Abutres" (1951), de Billy Wilder, "Glória Feita de Sangue" (1957) e "Spartacus" (1960), ambos dirigidos por Stanley Kubrick.


O artista foi indicado três vezes aos Oscar por seus papéis em "O Invencível" (1949), “Assim Estava Escrito” (1952) e "Sede de Viver" (1956). Neste último, interpretou o pintor Vincent Van Gogh. Douglas foi casado duas vezes, primeiro com Diana Dill, com quem teve dois filhos: o ator Michael Douglas e o produtor Joel Douglas. Com sua segunda esposa, Anne Boydens, teve também dois filhos, o produtor Peter Vincent Douglas e o ator Eric Douglas.


Fonte: history.uol.com.br/ Pesquisa de Bado Jacoby




Comentários


1230x1020-START-Me-Leva-Pra-Casa
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page