O dia 15 de janeiro na história e seus fatos marcantes
- Start Comunicação

- 15 de jan. de 2023
- 4 min de leitura
Morre assassinada a ativista Rosa Luxemburgo

No dia 15 de janeiro de 1919 morria assassinada em Berlim, na Alemanha, Rosa Luxemburgo, importante teórica e ativista do socialismo e do comunismo no século 20. Ela tornou-se mundialmente conhecida pela militância revolucionária ligada à Social-Democracia da Polônia (SDKP) e ao Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD). Também participou da fundação do grupo de tendência marxista do SPD que viria a se tornar mais tarde o Partido Comunista da Alemanha (KPD).
Nascida na Polônia no dia 5 de março de 1871, Luxemburgo já participava de movimentos políticos desde muito nova. Em 1889, ela se mudou para Zurique, na Suíça, onde estudou economia, política e direito. Em 1897, ela aceitou um casamento de conveniência com Gustav Lübeck, a fim de obter a cidadania alemã. Logo após filiar-se ao Partido Social-Democrata da Alemanha, começou a atuar na agitação revolucionária.
Entre 1904 e 1906, Luxemburgo foi presa por suas atividades políticas em três ocasiões. Nessa época, começou a defender sua teoria de greve das massas como o instrumento de luta revolucionária mais importante do proletariado. Em 1907, ela conheceu Vladimir Lênin durante um evento social-democrata russo em Londres. Assim como Lênin, ela acreditava na derrubada violenta do sistema capitalista, porém, era contra o nacionalismo que, na sua opinião, resultaria em um estado autoritário.
Em 1915, Luxemburgo passou um ano na prisão por agitação antimilitarista. Seu artigo A Revolução Russa (1918), sobre os eventos do ano anterior na Rússia, alertava para o perigo de os bolcheviques instalarem uma ditadura totalitária no país. Apesar disso, o livro enaltece a iniciativa revolucionária dos bolcheviques e destaca a importância da Revolução Russa e da ditadura do proletariado no cenário internacional, criticando, porém, a violência revolucionária.
Em 15 de janeiro de 1919, Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht, líderes do Partido Comunista da Alemanha, foram presos e levados para interrogatório devido ao seu papel em fomentar um levante comunista conhecido como Revolta de Spartacus. Os responsáveis pela captura dos dois faziam parte de um grupo paramilitar chamado Freikorps. Seu comandante, capitão Waldemar Pabst, junto com o tenente Horst von Pflugk-Harttung, os interrogou sob tortura e depois deu a ordem para executá-los sumariamente. Luxemburgo foi golpeada com uma espingarda e depois baleada na cabeça. Seu corpo foi jogado no canal Landwehr de Berlim. Liebknecht também morreu com um tiro.
Nasce o ativista Martin Luther King Jr.

Em um dia como este, no ano de 1929, nascia em Atlanta, na Georgia, o ativista político e pastor protestante norte-americano Martin Luther King Jr.. Ele ficou conhecido pela sua liderança na resistência não violenta e pelo fim do preconceito racial nos Estados Unidos. Por conta de sua luta, recebeu, em 14 de outubro de 1964, o Prêmio Nobel da Paz (foi o mais jovem até então a obter a honraria). Menos de quatro anos depois, King foi assassinado, em Memphis, no dia 4 de abril de 1968. Seu discurso mais famoso, "Eu Tenho Um Sonho", foi proferido em março de 1963, em frente ao Memorial Lincoln, em Washington DC. Em 1986, foi estabelecido o Dia de Martin Luther King, sempre na terceira segunda-feira do mês de janeiro, data próxima ao aniversário dele. Em 1993, pela primeira vez, o feriado foi celebrado em todos os estados do país.
Fim da ditadura: Brasil volta a ter um presidente civil após 21 anos de regime militar

No dia 15 de janeiro de 1985, o Brasil voltou a ter um presidente civil após longos 21 anos de regime militar. Por uma eleição indireta, o escolhido para o cargo foi Tancredo Neves, ex-governador de Minas Gerais e candidato da Aliança Democrática. No pleito, ele venceu o deputado Paulo Maluf, do PDS, por 480 contra 180 de um total de 686 votos do Colégio Eleitoral. Antes de Tancredo Neves, o último presidente civil do país foi João Goulart, deposto em 1964. Apesar de a eleição de Tancredo Neves ter ocorrido de maneira indireta, sua vitória foi considerada fundamental para o processo de redemocratização do país. Contudo, na véspera de sua posse, programada para o dia 15 de março de 1985, Tancredo Neves sofreu uma crise aguda de peritonite e foi para o Hospital de Base de Brasília. Ele ficou internado 38 dias, passou por sete cirurgias e morreu no dia 21 de abril de 1985, sem ter conseguido vestir a faixa presidencial.
É lançada a popular Wikipédia

Hoje é praticamente impossível pensar em pesquisa de artigos na internet sem lembrar da Wikipédia. Este popular projeto de enciclopédia na web era lançado em um dia como este, no ano de 2001, por Jimmy Wales e Larry Sanger. Atualmente sob administração da Fundação Wikimedia, uma organização sem fins lucrativos, o projeto colaborativo possui mais de 30 milhões de artigos, em 277 idiomas.
A Wikipédia diferencia-se da forma tradicional de construção de uma enciclopédia e possui uma grande parcela de conteúdo não acadêmico. Além disso, estudantes são orientados a escrever artigos para a Wikipédia como um exercício de explicar de forma clara e resumida conceitos difíceis para um público leigo. Apesar de sua popularidade, a Wikipédia sofre algumas críticas pela sua confiabilidade e precisão das informações.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br/Pesquisa de Bado Jacoby































Comentários