top of page

O dia 19 de fevereiro na história e seus fatos marcantes

Segunda Batalha dos Guararapes põe fim às invasões holandesas no Brasil

ree

As Batalhas dos Guararapes foram duas Batalhas ocorridas no Monte Guararapes, ao sul da cidade de Recife, sendo episódios decisivos para pôr fim às invasões holandesas no Brasil durante o século XVII. A primeira Batalha ocorreu em 19 de abril de 1648 e a segunda no dia 19 de fevereiro de 1649. Considera-se a primeira das Batalhas como a origem do Exército Brasileiro. Jaboatão dos Guararapes é um município brasileiro do estado de Pernambuco. É considerado o Berço da Nacionalidade do Exército Brasileiro por causa da expulsão dos holandeses, onde participaram tropas formadas por brancos, negros e indígenas. Possui três praias urbanas (Piedade, Candeias e Barra da Jangada) e conta com uma boa infraestrutura, destacando-se os hotéis, faculdades, monumentos históricos, além do massivo movimento em seu centro comercial.


Thomas Edison patenteia o fonógrafo

ree

A tecnologia que tornou o negócio da música moderna possível surgiu em laboratório de Nova Jersey, onde Thomas Alva Edison criou o primeiro dispositivo que gravava e reproduzia o som – o fonógrafo. Pela sua invenção, ele recebeu a Patente dos EUA n º 200521, em um dia como este, no ano de 1878.


O documento falava de uma técnica específica para a captura do som – em cilindros cobertos com papel-alumínio. Em seguida, esse invento foi melhorado pelas mãos de Alexander Graham Bell, que desenvolveu um fonógrafo com base na gravação de um cilindro de cera, uma melhoria significativa, que resultou no sucesso na comercialização das músicas gravadas na década de 1890.


Nasce o Doutor Sócrates, ídolo do futebol

ree

No dia 19 de fevereiro de 1954 nascia, em Belém (PA), Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, ídolo do futebol brasileiro e também médico, que ficou conhecido apenas como Sócrates, Doutor ou Magrão. Ele ainda foi técnico de futebol, articulista e comentarista esportivo, além de, eventualmente, atuar como músico, ator e produtor teatral. Dentro dos gramados, Sócrates é considerado um dos melhores jogadores do Brasil e, segundo a FIFA, um dos melhores do mundo. Pelos clubes que defendeu, tornou-se ídolo no Corinthians. Seu irmão, Raí, tornou-se famoso pelo rival São Paulo. Sócrates também militava politicamente, particularmente nos anos 1980, quando liderou um movimento pela democratização do futebol e participou do movimento pelas Diretas já! Aos 17 anos, começou atuando no Botafogo, de Ribeirão Preto (SP). Também com esta idade, ingressou na faculdade de medicina. Sem abandonar os estudos ou o futebol, terminou o curso em 1977. Neste mesmo ano, foi campeão da Taça Cidade de São Paulo 1977, sagrando-se artilheiro do campeonato. No ano seguinte, foi para o Corinthians, onde atuou ao lado de Palhinha e do amigo Casagrande. Pelo time alvinegro, foi um dos destaques do movimento da Democracia Corintiana. Sua estreia pela seleção brasileira aconteceu 1979 em um amistoso contra o Paraguai. Sócrates foi uma das estrelas da equipe de 1982. No ano seguinte, foi vice-campeão Copa América. Entre 1984 e 1985 teve uma passagem apagada pela Fiorentina, da Itália. Fora da forma ideal, Sócrates ainda disputou a Copa do Mundo de 1986, em que ficou marcado pelo pênalti desperdiçado nas cobranças contra a França, que eliminou o Brasil da competição. Depois, ainda jogou no Flamengo, Santos e Botafogo de Ribeirão Preto antes de encerrar a carreira em 1989. Fora dos gramados, escrevia colunas para imprensa e também era comentarista de televisão. No ano de 2011, foi internado em agosto por causa de uma hemorragia digestiva alta. Depois disso, ele admitiu que tinha problemas com álcool. Voltou a ser internado em setembro e em dezembro. Nesta última, no dia 4, com a saúde bastante debilitada, morreu por conta de um choque séptico, em São Paulo. No dia de sua morte, o seu time do coração, o Corinthians, conquistou o pentacampeonato brasileiro de futebol.


Realizada primeira transmissão pública de TV em cores do Brasil

ree

No dia 19 de fevereiro de 1972 os brasileiros puderam, pela primeira vez, acompanhar uma transmissão pública de TV a cores. O marco na história televisiva do país teve como palco a Festa da Uva, no Rio Grande do Sul. O então Presidente Médici inaugurou o evento, que teve transmissão comandada pela TV Difusora de Porto Alegre, e difundida pela Embratel para todo o Brasil. A visita do presidente Médici à Festa da Uva durou uma hora, tempo de exibição do evento. Depois desta transmissão, as emissoras se ajustaram ao novo padrão e, em março do mesmo ano, elas inauguraram suas programações coloridas. Como boa parte das pessoas não tinha o aparelho de televisão a cores, muitos se reuniram na frente das lojas de eletrodomésticos para acompanhar a novidade. Muita gente ficou surpresa que os novos aparelhos não vinham mais com a antena externa, já que os novos televisores tinham o dispositivo interno. Em alguns municípios, os prefeitos chegaram a comprar aparelhos para que a população acompanhasse a transmissão.


Morre o filósofo e escritor italiano Umberto Eco

ree

No dia 19 de fevereiro de 2016 morria em Milão, na Itália, Umberto Eco, escritor, filósofo, linguista, semiótico e bibliófilo. Além de lecionar em universidades como Bolonha, Columbia, Harvard, College de France e Toronto, ele também já colaborou em diversos periódicos acadêmicos. Nascido no dia 5 de janeiro de 1932, em Alessandria, também Itália, Umberto Eco ainda ficou conhecido por sua carreira como escritor. Ele foi autor de vários romances como "“O Nome da Rosa”" e “"O pêndulo de Foucault”". No cenário acadêmico, na década de 1960, ficou conhecido pelos seus estudos sobre a cultura de massa. A partir da década de 1970, passou a centrar seu foco quase que exclusivamente da semiótica.


Fonte: history.uol.com.br/ Pesquisa de Bado Jacoby
















Comentários


1230x1020-START-Me-Leva-Pra-Casa
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page