top of page

O dia 21 de novembro na história e seus fatos marcantes

Nasce o escritor e filósofo iluminista Voltaire

ree

Neste dia, em 1694, nascia François-Marie Arouet, mais conhecido como o escritor e filósofo iluminista Voltaire, na cidade de Paris. Ele abandonou os estudos de Direito para se tornar um escritor. Obteve sucesso com suas peças, principalmente com as tragédias clássicas. Também escreveu histórias e poesia épica. Com o sucesso do seu trabalho, aos 30 anos já era um homem rico. Era conhecido pela sua sátira, perspicácia e espirituosidade na defesa das liberdades civis e religiosa e livre comércio. Por conta de seus pensamentos, foi preso duas vezes e, em uma das ocasiões, foi viver na Inglaterra.


Em 1750, mudou-se para Berlim, a convite de Frederico II da Prússia e, mais tarde, se estabeleceu na Suíça, onde escreveu sua obra mais conhecida, Cândido (1759). Suas obras e ideias influenciaram pensadores importantes, tanto da Revolução Francesa quanto da Americana. Ele morreu em Paris, em 30 de maio de 1778, aos 83 anos, quando estava na cidade para supervisionar a produção de uma de suas peças. Voltaire produziu cerca de 70 obras, em quase todas as formas literárias.


Realiza-se o 1º voo livre em balão aerostático

ree

No dia 21 de novembro de 1783, o botânico e agrônomo francês, Francois Rozier, tornou-se o primeiro homem a realizar um longo voo livre com um Balão elevando-se até 1000 metros de altura voando durante 25 minutos e cobrindo uma distância de quase 10 quilômetros. Foi professor de física e química e um dos pioneiros da aviação. Seu interesse pela química despertou no hospital militar de Metz, uma importante torre na fronteira de França. Foi para Paris aos 18 anos de idade. Na Academia de Reims ensinou física e química. Logo abriu seu próprio museu, no dia 11 de dezembro de 1781, onde realizou experimentos em física e fez demonstrações aos nobres. Investigou a nova área dos gases e inventou um respirador.


Assassinato de Libero Badaró aumenta pressão para saída de Dom Pedro I

ree

No dia 21 de novembro de 1830, um assassinato traiçoeiro desestabilizou ainda mais o frágil governo do imperador Dom Pedro I. Em São Paulo, morria, vítima de um atentado, Giovanni Battista Libero Badaró, jornalista, político e médico italiano radicado no Brasil. Nascido na Itália, na cidade de Laigueglia, em 1798, ele se mudou para os trópicos em 1826. Em solo brasileiro, tornou-se um liberal e viveu na cidade de São Paulo, onde atuava como médico e dava aulas gratuitas de matemática. Fundou o jornal O Observador Constitucional, em 1829, o que não era bem visto pelos absolutistas. Em São Paulo, alguns estudantes do Curso Jurídico fizeram uma campanha contra o governo monárquico. Os manifestantes tornaram-se criminosos para o ouvidor Cândido Ladislau Japiaçu e foram processados. O Observador Constitucional fez campanha em favor dos acusados e atacou Japiaçu. Desafeto de Japiaçu, Libero Badaró sofreu um atentado no dia 20 de novembro, às 22h, quando voltava para a sua casa na rua São José (hoje rua Líbero Badaró). Suas última palavras antes de morrer foram "morre um Liberal, mas não morre a Liberdade". No dia seguinte, ele faleceu e sua frase virou símbolo da liberdade de imprensa. Sua morte ganhou grande repercussão, com milhares de pessoas no seu enterro e mais de 800 tochas acesas. O principal responsável pelo assassinato foi um alemão, chamado Stock, que se escondeu na casa de Japiaçu. O alemão foi preso, mas Japiaçu, apesar de processado, acabou absolvido. Segundo historiadores, a ordem para matar Badaró pode ter partido de Dom Pedro I. O fato complicou ainda mais a situação política do imperador, criticado por sua postura autoritária. No ano seguinte, no dia 7 de abril de 1831, Dom Pedro I abdicou do trono e mudou-se para Portugal, deixando a coroa para o seu filho, Dom Pedro II, de apenas 14 anos.


Thomas Edison anuncia sua primeira grande invenção: o fonógrafo

ree

O inventor norte-americano Thomas Edison anunciava o fonógrafo, sua primeira grande invenção, em um dia como este, no ano de 1877. Seu equipamento era capaz de gravar e reproduzir som. Edison produziu o fonógrafo enquanto trabalhava em uma forma de gravar a comunicação telefônica em seu laboratório, em Menlo Park, Nova Jersey. Seu trabalho o levou a fazer um experimento com uma caneta sobre um cilindro de papel alumínio, que, para sua surpresa, reproduziu uma curta canção que ele tinha gravado "Mary Had a Little Lamb" (ou "Maria tinha uma ovelhinha", em uma tradução livre). As apresentações públicas do seu invento o tornaram mundialmente famoso e ele foi apelidado de "Mago de Menlo Park".

Edison deixou esta invenção de lado em 1878 para trabalhar na lâmpada incandescente, enquanto outros inventores aprimoraram o fonógrafo. Em 1887, retomou o trabalho neste equipamento, e o fonógrafo mostrou ser uma ferramenta popular para o entretenimento. Como resultado, o inventor lançou sua empresa para a gravação de músicas. Durante a década de 1920, contudo, a indústria fonográfica sofreu o impacto com o crescimento do rádio e, em 1929, a gravadora de Edison encerrou as atividades. Edison, que adquiriu 1.093 patentes em seus 84 anos de vida, morreu em 18 de outubro de 1931, aos 84 anos, West Orange, Nova Jersey.


Farsa do "Homem de Piltdown" é desmascarada

ree

Uma farsa da paleoantropologia veio à tona em um dia como este, no ano de 1953, após um anúncio do Museu de História Natural Britânico. Quarenta anos após a sua "descoberta", o famoso "Homem de Pildown" revelou ser uma brincadeira de mau gosto. Seus fragmentos - partes de um crânio e mandíbula - que teriam sido encontrados em Piltdown, East Sussex, Inglaterra, em 1912, foram anunciados como vestígios da raça humana de um período desconhecido. O achado recebeu o nome de Eoanthropus dawsoni, uma homenagem a Charles Dawson, que foi quem coletou a amostra. Contudo, a descoberta sempre foi alvo de controvérsia e, em 1953, com novos recursos técnicos disponíveis, ficou comprovada a falsificação, que consistia na combinação da parte inferior do maxilar de um orangotango com um crânio de um humano moderno. Segundo os relatórios, foi utilizada uma lima para desgastar os dentes, para parecerem mais velhos, bem como os ossos (ou parte destes), que foram submetidos a substâncias químicas com o mesmo objetivo.


Lançados Super Nintendo e game Super Mario World

ree

Em um dia como hoje, em 1990, o mercado dos games foi sacudido no Japão com o lançamento do console Super Nintendo Entertainment System (SNES) que era acompanhado pelo game Super Mario World. O jogo foi um grande sucesso, considerado o mais vendido da plataforma, com 20 milhões de cópias no mundo todo. Assim como nas versões anteriores das aventuras de Mario, neste jogo ele também precisava atravessar terras distintas para salvar a Princesa Peach do vilão Bowser.


Já o Super Nintendo Entertainment System (também conhecido como Super Nintendo, Super NES, SNES e no Japão como Super Famicom) teve uma venda de mais de 50 milhões de unidades no mundo. No Japão, além do Super Mario World, ele foi lançado com o jogo F-Zero. Este, totalizou 2,85 milhões milhões de cópias vendidas.


Escola da Fazenda Canuanã é premiada como melhor construção arquitetônica do mundo

ree

Em 21 de novembro de 2018, a Escola da Fazenda Canuanã, em Formoso do Araguaia (TO) recebeu o Prêmio Internacional RIBA (Royal Institute of British Architects) como a melhor construção arquitetônica do mundo. O prêmio é oferecido para projetos de arquitetura arrojada e impacto social relevante. O projeto vencedor é de autoria dos escritórios brasileiros Aleph Zero e Rosenbaum.


Canuanã é uma escola rural em regime de internato mantida pela Fundação Bradesco há mais de 40 anos. O espaço acolhe de forma gratuita crianças e jovens entre 7 e 18 anos da região, servindo como casa, laboratório e sala de aula. Os arquitetos vencedores foram os responsáveis por reformular a unidade. O objetivo era oferecer novas moradias para os alunos.


A instalação consiste em dois complexos idênticos, que oferece áreas separadas para meninos e meninas. Cada grupo de edifícios é organizado em torno de três pátios, com dormitórios no piso térreo e espaços comuns no andar de cima. Os dormitórios estão agrupados em estruturas de tijolos de barro sem cozimento que foram fabricados utilizando a terra da própria fazenda. A estrutura também utiliza madeira com origem de florestas de reflorestamento, tecnologia com baixo impacto ambiental.


Anteriormente, a escola já havia recebido outros prêmios, como o de Melhor Edifício de Arquitetura Educacional do mundo, da premiação Building Of The Year, em 2018, e o American Architecture Prize 2017, na categoria habitação social.


Redação do www.startcomunicacaosl.com.br/ Pesquisa de Bado Jacoby



Comentários


1230x1020-START-Me-Leva-Pra-Casa
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page