top of page

O pote mágico das soluções - Por Aline Bueno

Certo tempo trabalhei no NAP - Núcleo de Apoio Pedagógico. O local atendia crianças, adolescentes e familiares de crianças com algum transtorno que as fazia ter dificuldades na escola. 


Nosso papel era auxiliar essas crianças em seu desenvolvimento e ajudar as famílias a encontrarem o melhor caminho para elas na escola. 


Muitas vezes, me senti angustiada e pensei que dependia de mim trazer o pote mágico das soluções. Eram muitas as demandas e questionamentos de toda a parte: a família querendo um diagnóstico, mesmo que, muitas vezes, quando aparecia algum, o negava. A escola clamando por rotinas, atividades que fizessem efeito no cotidiano escolar, para que todas as crianças se encaixassem, mesmo dentro das suas diferenças. 


Meu papel não era fácil. Eu trabalhava arduamente com meus grupos, mas nem sempre os resultados eram tão satisfatórios, nem tão pouco rápidos, como os envolvidos esperavam. Me sentia frustrada, comemorando um passinho à frente e chorando outros três passinhos atrás, assim eu ia.


Lembro de certa vez ter procurado supervisão de um colega Doutor em psicologia, experiente e educado, sempre com um sorriso a acolher e um olhar profissional a inspirar. Perguntei “o que devo fazer? A cada atendimento sinto que minha técnica não atinge o suficiente.” Ele responde, com parcimônia “Aline, vou te dizer algo que não é novo, nem tão pouco de minha autoria, mas que um dia me ajudou. Ao estar de frente para uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”


Meu fazer pedagógico mudou a partir daquele dia. Continuei, claro, aplicando todas as técnicas aprendidas em meu curso de professora de AEE (atendimento educacional especializado), mas algo dentro de mim mudou.  Aprendi que cada ser humano, por ser único e maravilhoso em sua forma de ser, tem a nos ensinar. O amor deve vir aliado à técnica, a empatia, muitas vezes, é apenas a resposta que uma família espera de nós. E a vida por si só já é um grande milagre. As trocas entre as pessoas nem sempre exigem respostas, elas as fornecem. 


Hoje não atuo mais nesta área, mas tenho certeza de que os anos em que lá trabalhei me fizeram crescer como ser humano e meu desejo é que, assim como o colega Doutor um dia me ensinou, que eu consiga propagar aos quatro ventos “somos todos maravilhosos e aprender com outro universo nos mostra o sentido da vida.”


Aline Bueno, é comunicadora

Comentários


BannerSite_1230-x-1020
START 1230x1020 IPTU2026
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page